Classificação: DESENVOLVIMENTO HUMANO
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Vamos experimentar o mundo
Expedição Investigativa

Buscando ‘experiencializar’ alguns desses momentos inicialmente propomos um reconhecimento da ideia a ser desenvolvida através da pergunta exploratória: Vamos experimentar o mundo? Sobre a qual obtivemos alguns resultados. O desafio de mostrar um pouco do nosso mundo para os bebês, encarar ele vai muito além do nosso fazer pedagógico, estamos partilhando de uma responsabilidade imensurável, pois está em nossas mãos fazer a diferença em cada um desses pequenos.

Objetivos

Proporcionar um mundo de possibilidades e experimentação, oferecendo atividades que exercitam os sentidos, possibilitando um desenvolvimento amplo e prazeroso para os bebês ampliarem a capacidade de explorar texturas, sabores, cheiros e cores e diferentes formas, compartilhando assim também vivências no que diz respeito ao mundo que os cerca.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, professores e comunidade local.

Articulação com o currículo

- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais.
- Alimentação saudável.
- Estimulo a auto-organização e autonomia.
- Explorar e manipular matérias em diversas posições.
- Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais.
- Estimulo a auto-organização e autonomia.
- Acostumar-se a produzir pequenas transformações em objetos, familiarizando-se com alguns instrumentos seguros.
- Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
- Desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Esses índices foram levantados em momentos de trocas entre nós professoras, onde refletíamos sobre as práticas junto aos alunos. Inicialmente pensamos em uma proposta que envolvesse os interesses da faixa etária, pois ainda não conhecíamos os sujeitos envolvidos no projeto. Ao termos os primeiros contatos e ao proporcionarmos as primeiras vivências podemos perceber e delimitar o rumo para a nossa proposta, o que posteriormente, também norteou a escolha do nome para o projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela

Diretor
Angela Binotto da Rosa

Turma
Berçário I manhã e II tarde

Número de alunos
16

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
A partir do desenvolvimento das ações referentes a este projeto, buscou-se proporcionar inúmeras possibilidades no que se refere a experimentações, com atividades que envolvessem os cinco sentidos, ampliando a capacidade dos bebes na exploração de diferentes texturas, sabores, cheiros, cores, diferentes formas e espaços, compartilhando as vivencias no que diz respeito ao mundo que os cerca, também com a participação das famílias.
Daiani Lurdes Facco | Professor(a)