Cooperar para valorizar a vida no campo
“ "O projeto é importante para nós alunos, pois conhecemos a importância da Agricultura Familiar que é o cultivo de produtos agrícolas em pequenas propriedades, em que se usa essencialmente a mão de obra familiar. Os produtos orgânicos são produzidos sem o uso de agrotóxicos, por isso mais saudáveis."
Bruna Juriatti | aluno(a)
Expedição Investigativa
“O que é fruto da mão humana na Comunidade Nova Conquista?”. Realizou-se a Expedição Investigativa na Cooperativa sendo recebido pelo Presidente da COOPERARCHI o Sr. Maximino Deparis o qual foi entrevistado. Os alunos perceberam que o trabalho em equipe possibilitou as construções das Casas, Ginásio, Igreja, Escola, Cemitério, ou seja, tudo com a troca de trabalhos entre eles da comunidade, demonstrando que a troca de trabalhos facilitou a vida de todos.
Objetivos
Inserir a comunidade, sobretudo a escola no contexto do sistema cooperativo, a fim de possibilitar o entendimento do processo e das vantagens de trabalhar cooperativamente, visando à permanência dos alunos na vida do campo.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos, monitores, equipe diretiva, funcionários e demais pessoas envolvidas no processo educativo proposto pelo programa.
Articulação com o currículo
Concurso “Slogan” da cooperativa. Plantar e cuidar flores e hortaliças, ilustrar as atividades realizadas. textos da agricultura familiar, cooperativa, matemáticas com dados da produção de leite, coletar dados com as famílias da história da comunidade, trabalhar com mapas. reportagens jornais sobre cooperativas, agricultura familiar, matemática com medidas de capacidades; Pesquisar o porquê deste reassentamento com suas famílias. Aritméticas, porcentagem, juro simples, razão e proporção, regras de três, cálculos de áreas, larguras planas, unidades de medidas; resgate histórico da comunidade e da cooperativa, leitura e interpretação sobre cooperativo, atividades físicas cooperativas. Gincana; características gerais das bactérias, conservação de alimentos e fermentação do leite, produção de iogurte natural, nutrientes e componentes do leite.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição investigativa, reuniram-se alunos e professores a fim de deliberar, democraticamente, o tema escolhido para desenvolver ações. Este tema é oriundo da colheita da expedição. Neste contexto, foi decidido que o tema a ser trabalhado é “Cooperar para valorizar a vida no campo”.