Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

DESCOBRINDO O MUNDO DA LEITURA
Expedição Investigativa

Todos os ambientes da escola foram previamente preparados com uma diversidade muito grande de materiais para leitura. Foram feitos cartazes, painéis, murais para chamar a atenção dos alunos, dessa forma foi possível detectar quais as preferências literárias dos alunos para desenvolver o projeto.

Objetivos

Despertar, incentivar e promover a leitura diária de livros no cotidiano escolar, visando a formação do caráter, do senso crítico do educando e a melhoria na qualidade do processo de ensino-aprendizagem bem como o desenvolvimento sociocultural.

Comunidade de Aprendizagem

Direção, coordenação pedagógica, professores, funcionárias, alunos, bibliotecárias, pessoas da comunidade, psicóloga e assessoria pedagógica do Programa a União faz a Vida.

Articulação com o currículo

Hora da leitura, campanha para recolher doações para comprar livros, montagem da sala do terror com sucatas, reescrita de contos em forma de poesia, pesquisa de lendas locais, teatros, músicas, recitais, produção de videos, construção de maquetes, fotografias, café com leitura, decoração da escola, gincana literária, dramatizações, montagem de cenários, montagem da sala de leitura, contação de histórias para os alunos das escolas municipais e APAE.


Ficha Técnica
Escola
COLEGIO ESTADUAL JOSÉ CHIOCHETTA

Diretor
INÊS MEZZOMO RUFFATTO

Turma
6º, 7º, 8º, 9º, E.F. 1º,2°3º E.M.

Número de alunos
88

Educadores
SUZANA, RACHEL, ELISIANE, FABIANE, ODETE, GILMAR, GRAZIELA

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Guabiju

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GUABIJU

Assessoria Pedagógica
PROFESSORA LISIANE BORGES DA SILVA, FACULDADE IDEAU/GETULIO VARGAS RS
Os resultados do projeto de leitura já estão sendo notados na escola. A cada semana percebemos que os alunos estão mais calmos e concentrados, isso tem sido percebido não só durante os momentos diários de leitura, mas também na realização das atividades diárias de sala de aula e durante os intervalos. Os alunos também já estão tomando consciência de que ficar em silêncio e desenvolver atividades com concentração e interesse, é possível.
GRAZIELA BIANCHETTI FEDATO | Professor(a)