Família: Relações, Valores e vida
“ Nós gostamos do passeio, das fotos dos avós, do café, dos jogos de nomes, das alturas, da árvore com os desenhos e escrever o nome dos avós e avôs.
Depoimento coletivo | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada no sítio do Sr. Valdir Potrich em uma comunidade do interior, com observação do local e explanação do proprietário sobre família, como era antigamente, escola.
Objetivos
Resgatar, reconhecer e valorizar a formação familiar como parte da sua própria história desde o nascimento até a fase atual.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais pessoas da sociedade.
Articulação com o currículo
Português: histórico individual desde o nascimento, criação de fichas com os nomes dos membros, vogais e consoantes, expressão oral, interpretação oral, leitura de imagens, pesquisa de usos e costumes dos mais velhos, alfabeto maiúsculo e minúsculo, rimas, sílabas e número de letras.
Matemática: gráfico da família, alturas, calendário com datas de nascimento, sequência numérica, ordens crescente e decrescente, histórias matemáticas, altura, maior, menor, peso, formas geométricas, igual e diferente.
Ciências: partes do corpo, cuidados com higiene e saúde, doenças, órgãos do sentido, seres vivos e não vivos.
Estudos Sociais: história da vida de cada um, árvore genealógica com pais e avós, localização da moradia, tipos de casas, partes da casa, tipos de família, localização física (casa, bairro, escola, rua, cidade).
Artes: desenho, colagem, pintura, cantos, recorte, construção livre, dobradura, poesia.