Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Família: Relações, Valores e vida Nós gostamos do passeio, das fotos dos avós, do café, dos jogos de nomes, das alturas, da árvore com os desenhos e escrever o nome dos avós e avôs.
Depoimento coletivo | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no sítio do Sr. Valdir Potrich em uma comunidade do interior, com observação do local e explanação do proprietário sobre família, como era antigamente, escola.

Objetivos

Resgatar, reconhecer e valorizar a formação familiar como parte da sua própria história desde o nascimento até a fase atual.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais pessoas da sociedade.

Articulação com o currículo

Português: histórico individual desde o nascimento, criação de fichas com os nomes dos membros, vogais e consoantes, expressão oral, interpretação oral, leitura de imagens, pesquisa de usos e costumes dos mais velhos, alfabeto maiúsculo e minúsculo, rimas, sílabas e número de letras.
Matemática: gráfico da família, alturas, calendário com datas de nascimento, sequência numérica, ordens crescente e decrescente, histórias matemáticas, altura, maior, menor, peso, formas geométricas, igual e diferente.
Ciências: partes do corpo, cuidados com higiene e saúde, doenças, órgãos do sentido, seres vivos e não vivos.
Estudos Sociais: história da vida de cada um, árvore genealógica com pais e avós, localização da moradia, tipos de casas, partes da casa, tipos de família, localização física (casa, bairro, escola, rua, cidade).
Artes: desenho, colagem, pintura, cantos, recorte, construção livre, dobradura, poesia.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental John Kennedy

Diretor
Juliana C. S. Lucietto

Turma
1º ano 1

Número de alunos
16

Educadores
Adriane Troian Reolon

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
O projeto nos enriqueceu por envolver principalmente as famílias. As pesquisas, o reconhecimento de diferentes estruturas familiares, os valores que se estabelecem neste primeiro núcleo bem como, o resgate da história de cada família por meio das ações fortaleceu os laços e promoveu um desenvolvimento coletivo.
Adriane Troian Reolon | Professor(a)

Repercussão na mídia

Postado na página do Facebook da escola.