O ovo nosso de cada dia
Expedição Investigativa
A partir da expedição pelos arredores da escola, observação, fotos, questionamentos, análise do ambiente, retorno para a sala de aula foi realizado um bate papo de socialização e os alunos relataram por escrito suas observações. Surge, então a curiosidade de conhecer os principais aspectos que envolvem a produção e o consumo de ovos no município de Ipê e região.
Objetivos
Despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pelo aprender, através da interação com o saber previamente adquirido, buscando compreender e reconhecer a importância da produção de ovos para o consumo/ comercialização e como ingrediente na preparação de alimentos, bem como, a cadeia produtiva envolvida e a tecnologia relacionada.
Comunidade de Aprendizagem
Para desenvolver o presente projeto envolveram-se os alunos do quarto ano, professora, nutricionista, famílias, proprietário do Aviário e fábrica de produtos alimentícios.
Articulação com o currículo
Português: Leitura e interpretação de textos relacionados ao tema. Produção de textos, poesia, paródia, entrevistas, HQ, passeio, cartazes, Folder, teatro, bilhete, convite, etc;
Matemática: Tabelas e gráficos, cálculos e problemas envolvendo as quatro operações. Lucro ou prejuízo. Sistema Monetário;
Ciências Humanas: Principais espécies de animais criados no município, com destaque para a avicultura relacionada a produção de ovos para consumo e comercialização.
Arte: Confecção de brinquedos e jogos com bandejas de ovos para apresentações de teatro.
Ciências da Natureza: A importância dos animais para os seres vivos. A importância do ovo para alimentação. Vitaminas do ovo, alimentos que tem como ingrediente o ovo;
Educação Física: Brincadeiras com uso de ovo na colher e ou outras;