Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO COM TRAVA - LÍNGUAS Nosso projeto Brincando com Trava-Línguas é muito legal porque a gente aprende a ler, a escrever, brincando, se divertindo e enrolando a língua para falar.
Rubens Filho Oliveira Scarpat | aluno(a)
Eu acompanho o Rubens Filho nas atividades que ele faz tanto na escola quanto em casa e percebo que a metodologia de estar trabalhando com projeto e com sequência didática contribui bastante com a aprendizagem dos alunos tanto na leitura quanto na escrita, na socialização. Percebo que ele está bastante envolvido no projeto realizando as atividades e isso contribui muito no processo de leitura e escrita porque ele além de ser letrado também está sendo alfabetizado de forma autônoma
Marlene Julia Oliveira Scarpat | responsável
Expedição Investigativa

Nosso projeto teve início partindo da pergunta exploratória no dia 20 de maio de 2016, quando realizamos a expedição investigativa e antes de realizar a leitura do livro A Arca de Ninguém, ouve uma roda de conversa onde os alunos participaram com muito entusiasmo fazendo antecipações sobre a leitura.

Objetivos

Estimular o gosto pela leitura, promovendo momentos divertidos de leitor e ouvinte, através do gênero trava-línguas, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e oralidade.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias dos Alunos

Articulação com o currículo

Linguagem: Desenvolver o gosto pela leitura, ler convencionalmente com autonomia, para ter seus próprios momentos de leitura. Matemática: Identificar os números em diferentes contextos e funções. Ciências Naturais: Desenvolver bons hábitos de alimentação e higiene. Ciências Humanas: Identificar as vivencia especificas dos grupos de convívio local e regional.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema foi feita após um debate sobre os gêneros que eles já conhecem. Os alunos falaram que como ano passado trabalhamos com parlendas e quadrinhas, esse ano, deveríamos trabalhar com adivinhas e outros falaram que preferiam trava – línguas. E, então fizemos uma votação onde fui perguntando a cada um e marcando no quadro com um tracinho para cada voto. No final, o tema mais votado foi trava – línguas.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO JÚLIO PRAXEDE DUARTE

Diretor
ENIL DE ARAÚJO PINOTE

Turma
2º Ano A

Número de alunos
14

Educadores
Maria de Lourdes Cavalcante Casado

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Apoiadores
Papelaria Pinóquio

Assessoria Pedagógica
JUSSARA CRISTINA MAYER CERON
Está sendo muito legal trabalhar este projeto porque os alunos participam de todas as etapas e estão demonstrando bastante interesse em realizar as atividades desenvolvidas e isso é muito gratificante.
Maria de Lourdes Cavalcante Casado | Professor(a)