BRINCANDO COM TRAVA - LÍNGUAS
“ Nosso projeto Brincando com Trava-Línguas é muito legal porque a gente aprende a ler, a escrever, brincando, se divertindo e enrolando a língua para falar.
Rubens Filho Oliveira Scarpat | aluno(a)
“ Eu acompanho o Rubens Filho nas atividades que ele faz tanto na escola quanto em casa e percebo que a metodologia de estar trabalhando com projeto e com sequência didática contribui bastante com a aprendizagem dos alunos tanto na leitura quanto na escrita, na socialização. Percebo que ele está bastante envolvido no projeto realizando as atividades e isso contribui muito no processo de leitura e escrita porque ele além de ser letrado também está sendo alfabetizado de forma autônoma
Marlene Julia Oliveira Scarpat | responsável
Expedição Investigativa
Nosso projeto teve início partindo da pergunta exploratória no dia 20 de maio de 2016, quando realizamos a expedição investigativa e antes de realizar a leitura do livro A Arca de Ninguém, ouve uma roda de conversa onde os alunos participaram com muito entusiasmo fazendo antecipações sobre a leitura.
Objetivos
Estimular o gosto pela leitura, promovendo momentos divertidos de leitor e ouvinte, através do gênero trava-línguas, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e oralidade.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias dos Alunos
Articulação com o currículo
Linguagem: Desenvolver o gosto pela leitura, ler convencionalmente com autonomia, para ter seus próprios momentos de leitura. Matemática: Identificar os números em diferentes contextos e funções. Ciências Naturais: Desenvolver bons hábitos de alimentação e higiene. Ciências Humanas: Identificar as vivencia especificas dos grupos de convívio local e regional.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi feita após um debate sobre os gêneros que eles já conhecem. Os alunos falaram que como ano passado trabalhamos com parlendas e quadrinhas, esse ano, deveríamos trabalhar com adivinhas e outros falaram que preferiam trava – línguas. E, então fizemos uma votação onde fui perguntando a cada um e marcando no quadro com um tracinho para cada voto. No final, o tema mais votado foi trava – línguas.