Eu e minha escola: um espaço criativo e de aprendizagem
“ Eu acredito que ajudou muito, porque agora eu me organizo muito melhor que antes, eu marco os dias das provas, dos trabalhos e estou mais organizada. Nós também fizemos um jardim para manter a escola mais limpa e bonita e aprendi a manter as coisas limpas.
Renata V. Dalla Nora | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu em sala de aula, com a seguinte pergunta exploratória:
* Como organizo o meu dia e as coisas que pertencem a mim?
* Como posso demonstrar um bom desempenho escolar?
Objetivos
Proporcionar às crianças maior conhecimento sobre o ambiente escolar, respeitando as regras e rotinas institucionais, assim como a individualidade de cada um dentro da comunidade escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
* Língua Portuguesa: Produção de texto e cartazes, Gramática Contextualizada, Leitura e Produção de textos;
* Língua Inglesa: Ampliação do vocabulário, Produção de frases para cartazes;
* Matemática: Organização financeira (Administração do dinheiro);
* Ciências: Hábitos de higiene;
* Ensino Religioso: Textos de reflexão, História: Tsuru;
* Artes: Dobradura, Confecção de necessaire, Desenhos, Pinturas;
* História: Fonte histórica, Figuras importantes (Dia D);
* Geografia: Espaço geográfico – o espaço em que vivem;
* Educação Física; Higiene (antes, durante e após as atividades físicas).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, o professor, juntamente com a turma, concluíram que é necessário trabalhar na perspectiva da organização a fim de manter a ordem nos cadernos e em sala de aula.