Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

RESGATANDO AS ORIGENS ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS Eu estou gostando das atividades que estão sendo desenvolvidas. Gostei muito da confecção de brinquedos, pois nunca havia participado antes. Uma vez por semana a professora nos leva ler na sala que tem o Cantinho de Leitura e ficamos lendo sobre as origens indígenas e outros livros de literatura . Eu gosto muito.
João Paulo Claudino | aluno(a)
Expedição Investigativa

Estudantes, professores e assessoria do PUFV realizaram uma entrevista com o morador da Área Indígena Fioravante Amaral de 74 anos sobre as brincadeiras antigas e mais comuns da infância para coletar relatos de práticas de lazer empregados pelo índio kaingang. Foram feitas perguntas como: Qual eram os brinquedos usados antigamente? Quais as brincadeiras mais comuns de sua época? Qual o significado do seu nome? Por que você possui esse nome? Qual a sua clã (marca)?

Objetivos

Reconhecer as origens da comunidade indígena através da leitura, escrita, jogos e brincadeiras, visando uma maior aprendizagem da mesma; resgatando assim a sua cultura.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, Professores, Direção, Supervisora, Famílias, Colaboradores, Comunidade Escolar...

Articulação com o currículo

LINGUAGENS: Escrita, leitura, interpretação, expressão oral e corporal, reconhecer letras, formar frases.
CIÊNCIAS HUMANAS: Socialização.
HISTÓRIA: Tempo, espaço.
MATEMÁTICA: Situações problemas, figuras geométricas
ARTES: Desenho e confecção de brinquedos

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema se deu através da percepção que os professores e os próprios alunos tiveram da dificuldade em escrever as respostas das entrevistas. Por isso todos decidiram trabalhar de forma globalizada a cultura indígena, a leitura, jogos e brincadeiras.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Monte Caseros

Diretor
Diva Helena Colle

Turma
1º ao 6º ano

Número de alunos
95

Educadores
Todos os professores da escola

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ibiraiaras

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIRAIARAS

Assessoria Pedagógica
Professora Lisiane Borges da Silva - Faculdade IDEAU/Getúlio Vargas RS
Na minha opinião o trabalho com projetos está sendo muito bom porque está nos ajudando a descobrir e resgatar os nossos costumes e a nossa cultura (como era) e como está hoje. No início não foi muito fácil, foi uma batalha, mas graças ao Programa União faz a Vida, deu tudo certo e deu mais vida aquilo que já estava adormecido e hoje está mais vivo do que nunca.
Julia Leopoldino | Professor(a)