RESGATANDO AS ORIGENS ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS
“ Eu estou gostando das atividades que estão sendo desenvolvidas. Gostei muito da confecção de brinquedos, pois nunca havia participado antes. Uma vez por semana a professora nos leva ler na sala que tem o Cantinho de Leitura e ficamos lendo sobre as origens indígenas e outros livros de literatura . Eu gosto muito.
João Paulo Claudino | aluno(a)
Expedição Investigativa
Estudantes, professores e assessoria do PUFV realizaram uma entrevista com o morador da Área Indígena Fioravante Amaral de 74 anos sobre as brincadeiras antigas e mais comuns da infância para coletar relatos de práticas de lazer empregados pelo índio kaingang. Foram feitas perguntas como: Qual eram os brinquedos usados antigamente? Quais as brincadeiras mais comuns de sua época? Qual o significado do seu nome? Por que você possui esse nome? Qual a sua clã (marca)?
Objetivos
Reconhecer as origens da comunidade indígena através da leitura, escrita, jogos e brincadeiras, visando uma maior aprendizagem da mesma; resgatando assim a sua cultura.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, Professores, Direção, Supervisora, Famílias, Colaboradores, Comunidade Escolar...
Articulação com o currículo
LINGUAGENS: Escrita, leitura, interpretação, expressão oral e corporal, reconhecer letras, formar frases.
CIÊNCIAS HUMANAS: Socialização.
HISTÓRIA: Tempo, espaço.
MATEMÁTICA: Situações problemas, figuras geométricas
ARTES: Desenho e confecção de brinquedos
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema se deu através da percepção que os professores e os próprios alunos tiveram da dificuldade em escrever as respostas das entrevistas. Por isso todos decidiram trabalhar de forma globalizada a cultura indígena, a leitura, jogos e brincadeiras.