Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

ADUBANDO AS RAÍZES
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu nos dias 31 de março e 1º de abril nas propriedades rurais que desenvolvem diversas atividades tais como: aves, suínos, leite, grãos e horticultura. Propriedades essas que se localizam nas proximidades da Escola. Durante a expedição os alunos adquiriram informações referentes às curiosidades já existentes e sugeridas durante a expedição, consolidando assim o interesse dos alunos por atividades realizadas no meio rural.

Objetivos

Compreender e conscientizar da importância de desenvolver ações voltadas a um processo de sustentabilidade desenvolvido pelas empresas de agronegócios para gerar interesse e perspectiva profissional nos jovens em permanecer no campo. Compreender os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula, relacionando-os com o meio onde eles estão inseridos.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, famílias, funcionários da Emater, agricultores.

Articulação com o currículo

CIÊNCIAS- -Ar, água e solo; - A riqueza da vida na terra;Ecossistema, Solo.Alimentos, Solo e Vegetais,A riqueza da vida na Terra; Alimentos;
Sistema nervoso (saúde).
PORTUGUÊS- Produção de textos,Verbos; sujeito e predicado,Ortografia.
GEOGRAFIA- A região sul do Brasil;Os Continentes.Clima, Aspectos Econômicos.
HISTÓRIA- Potências Mundiais e Tecnológicas,Revolução industrial;
Cultura colonial;O comércio e as cidades; Escravidão,
MATEMÁTICA- .Porcentagem, cálculos, problemas,Que envolvam empreendedorismo,Número Inteiros.
ARTES- Notícias e Propagandas,Cartazes,Desenhos, pinturas, recorte e colagem.
ENSINO RELIGIOSO- Cuidados Com a Mãe Terra.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LINHA SECCO

Turma
7° E 8° ANO

Número de alunos
17

Educadores
Irenilde Nardi Dalastra , Márcia Fátima Zanrosso, Tárcia A. Lang, Silvana Astolfi, Ticiana Benvegnu, Ana L. M. Folle, Tânia Mara Pires.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sertão

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SERTAO

Assessoria Pedagógica
IVAN CARLOS BAGNARA
A escolha do tema se deu a partir da observação de muitas propriedades rurais estarem abandonadas no entorno da Escola. Com isso corre-se o risco do não desenvolvimento da agricultura familiar, consequentemente a não permanência do jovem no campo. A questão não é se o jovem deve permanecer ou não no campo, mas sim demonstrar com quais referências ele faz sua escolha.
Irenilde Nardi Dalastra e Márcia Fátima Zanrosso | Professor(a)