Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando e Aprendendo "Bom. O projeto é muito legal, mais legal de todos que já vi na escola. Na hora das brincadeiras, a leitura me inspira e eu fico mais atenta. E a matemática o que eu mais gosto de fazer são os probleminhas e responder brincando com os colegas 2x2=4 e 5x5=25. Sempre Brincando e Aprendendo."
Milena Rafaela Marques Rodrigues | aluno(a)
"Gabriel chega todo animado em casa falando que gosta de todas as atividades e principalmente das brincadeiras e gosta da leitura e não para de falar da matemática e os desenhos."
Maria Cleide Pereira | responsável
Expedição Investigativa

Realizamos a expedição a partir do vídeo NA MINHA ESCOLA TODO MUNDO É IGUAL, para apresentar a proposta e explorar o interesse nos alunos. Pedimos para que os alunos escrevessem o que aprenderam com o vídeo, e assim desenhar como viam a turma e o que cada um tinha e/ou tem de especial, assim como, as coisas que nossa turma gosta, e ainda por ser uma turma numerosa pedi que os mesmos escrevessem as qualidades da turma.

Objetivos

Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).

Comunidade de Aprendizagem

Famílias dos Alunos

Articulação com o currículo

Linguagem: Desenvolver o gosto pela leitura, ler convencionalmente com autonomia, para ter seus próprios momentos de leitura;
Matemática: Identificar os números em diferentes contextos e funções;
Ciências Naturais: Desenvolver bons hábitos de alimentação e higiene;
Ciências Humanas: Identificar as vivencia especificas dos grupos de convívio local e regional;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Em roda de concersa, chegamos a vários temas como: inglês, brincadeiras, música e artes. Por meio de votação no quadro com risquinhos escolhemos o tema Brincadeiras e logo em seguida a escolha do nome, dentre os quais foram sugeridos: Aprendendo a brincar; Brincando e aprendendo; Projeto de brincadeiras; Encantando com as brincadeiras e Uma aventura nas brincadeiras. Novamente por meio de votação com risquinhos na lousa escolhemos “BRINCANDO E APRENDENDO”.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO JÚLIO PRAXEDE DUARTE

Diretor
ENIL DE ARAÚJO PINOTE

Turma
3º Ano A

Número de alunos
29

Educadores
Crisleni Cristian Santos Freitas Pego e Bruna de Jesus Santana

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Apoiadores
Papelaria Pinóquio

Assessoria Pedagógica
JUSSARA CRISTINA MAYER CERON
"Sempre procuro trabalhar em grupo, e utilizando a metologia do Programa a União Faz a Vida, fazendo pesquisas, sempre com registros e observo o quanto se interagem e conseguem alcançar os objetivos que proponho."
Crisleni Cristian Santos Freitas Pego | Professor(a)