Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
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Projeto

De braços abertos para a educação financeira
Expedição Investigativa

O tema Educação Financeira surgiu a partir do diálogo entre as profes do Jardim A e B, após recordar fato intrigante ocorrido durante um passeio na festa Moto Morango no qual as crianças manifestaram a intenção de brincar nos brinquedos infláveis. Quando as profes alegaram não ter a quantia para pagar a todos os ingressos, estes argumentaram que poderia ser utilizado o cartão de crédito como forma de pagamento, levantando hipóteses e estratégias a fim de solucionar esse impasse.

Objetivos

Desenvolver a capacidade do discente de lidar da melhor forma com o dinheiro, resolver os problemas ou fazer suas escolhas de modo consciente para que construam as bases para se tornar no futuro, adultos que saibam lidar financeiramente com suas despesas, saber planejar os gastos dentro do orçamento disponível e ter reservas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, familiares, direção e Cooperativa Sicredi Serrana.

Articulação com o currículo

Linguagem Oral e Escrita: visita à Cooperativa de Crédito Sicredi Serrana e retirada de cofrinhos; representação em desenho das aprendizagens; assistir e comentar filmes relacionado à finanças; contação e dramatização de histórias; identificação das letras;
Artes: releitura do ambiente físico da Cooperativa Sicredi;
Educação Financeira: boliche numérico, pular cordas e amarelinha;
Matemática: contagem oral e escrita, operações matemáticas simples, gráficos, brechó e mercadinho;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve

Diretor
Ingrid Winter

Turma
Jardim A e B

Número de alunos
60

Educadores
Rejane Kreuz, Suzana Hartmann, Ana Cristina Schmitz, Angela Patricia Ledur

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Bom Princípio

Cooperativa
SICREDI SERRANA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO BOM PRINCIPIO

Assessoria Pedagógica
UCS
"O fato relacionado à finanças ocorreu durante o desenvolvimento do projeto “De Braços Abertos para os Porquês” quando um aluno questionou: “por que não posso comprar tudo que desejo no mercado?”. Constatou-se que assuntos financeiros fazem parte do cotidiano dos alunos em situações muito mais abrangente do que aquela até então concebida, pois aos quatro e cinco anos as crianças estão em constante interação com o dinheiro utilizado para satisfazer suas necessidades."
Claudia da Silva Pianta | Professor(a)