Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2014 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Como nascem e como vivem as borboletas?
Expedição Investigativa

Surgiu a curiosidade, o interesse em conhecer um pouco mais sobre as Borboletas, num passeio “investigativo” pela comunidade de Santa Teresinha, as crianças observaram várias borboletas, de diferentes tamanhos, cores.
Porém a curiosidade aumentou no momento em que foi encontrada uma borboleta morta, assim várias perguntas foram surgindo, questionamentos sobre a vida das mesmas.

Objetivos

Conhecer a forma e o ciclo de vida das borboletas, sua contribuição na polinização das flores e importância para o meio ambiente, ampliando assim o conhecimento de mundo das crianças, promovendo experiências e observações, uma vez que nesta faixa etária a atividade cognitiva é baseada na interação com o meio.

Comunidade de Aprendizagem

Turmas do Jardim A e Jardim B e suas respectivas famílias.

Articulação com o currículo

"A construção deste conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, como atitudes relacionadas à saúde” (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – Vol 3, 1998).


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Anjo da Guarda

Diretor
Tatiana Flach Barcelos

Turma
Jardim A e Jardim B

Número de alunos
41

Educadores
Claudia Lermen e Beatriz Warken

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Bom Princípio

Cooperativa
SICREDI SERRANA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO BOM PRINCIPIO

Assessoria Pedagógica
Janete Bonfanti e Maria Cristina Muller da Silva
"O currículo da Educação Infantil precisa se apoiar em projetos que surjam da curiosidade e dos questionamentos feitos pelas próprias crianças."
Claudia Lermen | Professor(a)