Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO, TRANSFORMANDO E CRIANDO PARLENDAS Parlendas são pequenos versinhos que rimam com o nosso projeto, eu aprendi a criar e transformar novas parlendas e o melhor a brincar com elas, isto é muito bom.
Wedyane Rakelly | aluno(a)
Wedyane chega em casa com várias atividades, brincadeiras, músicas e muitos outros, ela me contou sobre o projeto. Isso me deixa orgulhosa, cada dia elas desenvolve sua imaginação e criatividade. Todo dia é uma coisa nova diferente e eu fico muito feliz.
Maria Valdelice | responsável
Expedição Investigativa

Partimos da pergunta exploratória e em seguida foi feita a leitura da historia, dando oportunidade de todos aperfeiçoarem os personagens, fazendo pausa na leitura ( suspense), logo exploramos a expedição com atividades ilustrativas. Os alunos ilustram no caderno e em forma de cartaz os personagens da historia , fizeram a lista de animais que aparecem na historia, criaram novas palavras com as iniciais dos personagens da historia e o acrostico com o nome VIVIANA.

Objetivos

Contribuir para o processo de alfabetização e letramento das crianças do 2º ano.

Comunidade de Aprendizagem

Família dos Alunos

Articulação com o currículo

Linguagem: Permitir que as crianças possam brincar com parlendas, em atividades rítmicas que trabalhem percepção sonora, atenção e concentração, através do resgate da nossa herança cultural. Matemática: Identificar os números,utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma parlenda, Ciências Naturais:Comparar as condições do do ar, da água e a diversidade de seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem. Trabalhar a questão da alimentação saudável para se ter uma boa saúde. Ciências humanas: Identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa, em roda de conversa foram colocados diversos gêneros textuais na lousa para escolha do tema que mais se identificassem, e por votação foi escolhido o tema: Parlendas por ser textos curtos, fáceis de memorizar e principalmente envolver rimas e brincadeiras que eles gostam muito. O titulo mais votado com 11 votos foi: Brincando, Transformando e criando parlendas (Titulo criado pela aluna Wedyane, 7 anos ).

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO JÚLIO PRAXEDE DUARTE

Turma
2º ANO B

Número de alunos
16

Educadores
ADRIANA ALMEIDA BRANCO SANCHES

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Apoiadores
Papelaria Pinóquio de Nortelândia

Iniciamos apresentando a história da Viviana, a rainha do pijama, contada em forma de parlenda, daí surgiu o nosso tema onde foram apresentadas diversas parlendas, às quais pudemos juntos transformá-las e criar novas versões de acordo com a criatividade de cada um, assim surgiram várias novas parlendas que utilizamos todos os dias, lendo, recontando, brincando, cantando e encantando.
Adriana Sanches | Professor(a)