Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Lendo descobrimos o mundo O projeto está bom. Eu estou gostando das atividades que estão sendo desenvolvidas. Gostei muito da Contação de histórias, pois nunca havia participado antes. Uma vez por semana o Professor nos leva ler na sala que tem o Cantinho de Leitura e espalha os colchonetes no chão e ficamos lendo. Eu gosto muito.
Jacson Sales | aluno(a)
Expedição Investigativa

No dia oito de abril do corrente ano, os alunos, juntamente com os Professores foram para a cidade. Chegando na Praça lá estavam a Diretora e a Supervisora à espera e juntos percorreram o trajeto da praça, prefazendo o mapa da mesma. Já no final do trajeto as crianças avistaram um ônibus- Biblioteca ambulante que os esperava do outro lado da praça. Correram surpresas para lá. Curiosas ouviram atentas a Guia dar as orientações e logo puderam ler e manusear os livros.

Objetivos

Proporcionar momentos de prazer através da leitura ampliando o vocabulário, a organização dos pensamentos e a criatividade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, Professores, Diretora, Supervisora, Famílias, Colaboradoras, Comunidade.

Articulação com o currículo

LINGUAGENS: Escrita, leitura, interpretação e expressão oral e corporal, reconhecer letras, formar frases.
CIÊNCIAS HUMANAS: Socialização.
HISTÓRIA: Tempo, espaço.
MATEMÁTICA: Situações problema.
ARTES: Desenho

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema se deu através da percepção que os professores e os próprios alunos tiveram da dificuldade em escrever as respostas das entrevistas. Por isso todos decidiram trabalhar de forma globalizada a cultura indígena e a leitura.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Retánh Leopoldino

Diretor
Sonia Fatima Bonamigo Pelissaro

Turma
1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos

Número de alunos
46

Educadores
Assis, Alfredo, Zacarias, Claudia e Sonia

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Assessoria Pedagógica
Professora Jaíne de Lima Piva, Faculdade IDEAU-Getulio Vargas RS
Na minha opinião o trabalho do Programa A União Faz a Vida, metodologia de projetos, está sendo muito bom, porque está nos ajudando a descobrir e resgatar os nossos costumes e a nossa cultura (como era e como está hoje). No início não foi muito fácil, foi uma batalha, mas graças a Deus e ao PUFV, deu tudo certo e deu mais vida à aquilo que já estava morto e hoje está mais vivo do que nunca.
Assis Carvalho | Professor(a)