Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincar e fazer arte... Cada um faz a sua parte. Eu gostei muito da barraca porque ela é de verdade e dá pra entrar nela. Gostei do ônibus também porque tinha livrinhos. Quero que continue para ter mais coisas legais.
Milena da Rocha Barilli | aluno(a)
O meu filho gosta muito, principalmente porque tem atividades diferentes. Para ele, a expedição investigativa foi ótima pelo simples fato de saírem da escola para uma atividade diferenciada. Gostou muito da barraca de leitura e dos brinquedos que foram disponibilizados para a realização das atividades.
Michele Parizotto Vidi | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa se deu da seguinte forma: os alunos saíram para um passeio na cidade, e ao chegarem na praça municipal, havia um ônibus estacionado, todos entraram para conhecer e observaram que se tratava de uma biblioteca móvel. As crianças olharam os livros, ouviram histórias e assim ficaram encantados. Depois disso, seguiram o passeio e no final brincaram no parque. Ao retornar para a escola a expedição foi retomada com auxílio das professoras.

Objetivos

Disseminar a importância das brincadeiras de faz-de-conta no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, através de situações em que elas possam se expressar, colocando em prática a criatividade e a imaginação.

Comunidade de Aprendizagem

Serão envolvidos alunos, professoras, monitoras, famílias e funcionários.

Articulação com o currículo

LINGUAGENS: escrita, leitura, interpretação, expressão oral e corporal, imaginação.
CIÊNCIAS HUMANAS: tempo, espaço, lateralidade, socialização, motricidade.
CIÊNCIAS DA NATUREZA: coordenação, percepção visual e auditiva, esquema corporal, observação.
MATEMÁTICA: quantidade, cor, forma, ordem, sequência, lógica, antes e depois, memória visual e auditiva.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema se deu a partir da visita dos alunos à Biblioteca Itinerante Érico Veríssimo, do município de Ibiraiaras, que esteve na Praça Municipal, e das respostas dadas pelos alunos, em conversa com as professoras na sala de aula.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Cachinhos de Ouro

Diretor
Jociane Barea Pitton

Turma
Pré Níveis A e B

Número de alunos
36

Educadores
Bruna, Jociane, Josiane, Tania e Vitória

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Assessoria Pedagógica
Professora Jaíne de Lima Piva, Faculdade IDEAU-Getúlio Vargas/RS
O projeto desenvolvido na escola este ano está sendo muito interessante, está havendo uma participação intensa dos alunos, ou seja, eles estão sendo protagonistas do projeto. Todos se envolvem muito nas atividades, porque o tema está bem de acordo com a faixa etária das crianças, levando eles a aprender brincando, que é o que se espera na Educação Infantil.
Tania Maria Silvestri | Professor(a)