Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Motivação à leitura Eu gosto de fazer os trabalhinhos dos projetos do PUFV, a gente aprende mais, faz viagens para conhecer os lugares, é muito bom.
Natália Vazzoler | aluno(a)
Expedição Investigativa

A professora juntamente com os alunos pensaram onde e como fariam a expedição investigativa e em seguida desenharam um mapa do percurso a ser realizado e também fizeram um questionário para as pessoas entrevistadas responderem. Depois de realizarem a expedição, foi feita uma sistematização dos questionários e apartir dessas respostas e das observações que chamaram a atenção dos alunos, foi decidido o tema do projeto.

Objetivos

Despertar o gosto pela leitura, estimulando a expressão oral, escrita e corporal. Despertar o hábito da leitura para a formação de bons leitores. Incentivá-los a ler pelo prazer de ler para transformar, entender e contextualizar o mundo em que se vive, além de desenvolver o senso crítico e analítico dos educandos.

Comunidade de Aprendizagem

Serão envolvidos alunos, professora e a família.

Articulação com o currículo

LINGUAGENS: Dramatizações, desenhos, histórias em quadrinhos, rimas, montagens de textos, contação de histórias, teatro, expressão corporal.

MATEMÁTICA: Gráficos e problemas. Desafios envolvendo elementos literários.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Realizou-se após a expedição investigativa de forma democrática.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Alencar

Diretor
Leoneci Comparin

Turma
4º ano

Número de alunos
7

Educadores
Leoneci Comparin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Assessoria Pedagógica
Professora Jaíne de Lima Piva-Faculdade IDEAU/Getúlio Vargas RS
Depois que começamos fazer os projetos, as aulas tornaram-se muito mais atrativas e com isso nossos alunos estão aprendendo mais. Ao decidirem fazer o projeto motivação à leitura, percebi o quanto eles estão motivados em buscar mais conhecimentos, ir além dos conteúdos programados e em produzirem seus próprios textos.
Leoneci Comparin | Professor(a)