Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

Resgate da Sabedoria Popular Sobre o Uso dos Chás
Expedição Investigativa

Após o término do projeto de 2015, percebeu-se a necessidade de trabalhar com chás caseiros, mencionados pelas avós, os quais faziam e fazem parte do cotidiano das famílias, na maioria das vezes utilizados como medicamentos. Desta forma surge a necessidade de conhecer a eficácia dos mesmos.
Buscamos realizar esse projeto com uma proposta de trabalho coletivo, a fim de resgatar não somente essa tradição, mas o seu significado para a comunidade escolar.

Objetivos

Procurar esclarecer dúvidas, aprender os tipos de chás que podem ou não ser usados, formas corretas de preparo e outros benefícios.
Conhecer para orientar, colaborando assim para melhoria da qualidade de vida dos alunos e familiares.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, pais, alunos, funcionárias e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Este trabalho foi desenvolvido de forma interdisciplinar estimulando os alunos a serem agentes ativos e cooperativos através de suas vivências e a valorização de seus conhecimentos. Isso dar-se-á através da articulação dos seguintes conteúdos: plantas medicinais; utilidades das plantas; partes das plantas; tipos de solo; a flora; biodiversidade; adubação orgânica; órgãos dos sentidos; qualidade de vida; sustentabilidade, desenvolvendo as seguintes atividades: questionários, pesquisas, degustação de chás, discussões, cartazes, álbuns, músicas, relatos, textos literários, relógio biológico, produção de sachê.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Tarasconi

Diretor
Rosalina Frosi Spagnol

Turma
Pré ao 5º Ano

Número de alunos
49

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Jorge

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SAO JORGE

Assessoria Pedagógica
Professora Lisiane Borges da Silva, Faculdade IDEAU - Getúlio Vargas RS
Trabalhar com projetos é válido porque os trabalhos são elaborados em equipe e de forma interdisciplinar. Partem de uma expedição investigativa o que permite um trabalho baseado na realidade da comunidades escolar.
Muitas vezes não conseguimos atingir todos os objetivos propostos mas, sabemos que para oferecer ensino de qualidade, necessitamos nos integrar.
Jussara Tedesco, Ionete T. Guadagnin, Neusa Deconto, Juliana Pivotto, Ariane Luvizon, Ivandra Puerari | Professor(a)