Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo Minha História
Expedição Investigativa

Partindo de conversa com os alunos, percebeu-se que as crianças não conhecem sua própria história, não demonstram interesse pelo meio em que estão inseridas. Sendo assim, pensou-se em desenvolver o projeto para que haja um conhecimento e consequentemente uma valorização maior dos alunos por sua própria história e de seus familiares.

Objetivos

Favorecer novas interações e ampliar o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros, visando valorizar o seu entorno criando assim uma interação maior, reconhecendo a importância de se conhecer e conhecer o outro.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, funcionária, pais e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Visita as famílias para conhecer algumas histórias dos pais, verificar atividades realizadas para o sustento familiar e valorizar o meio em que vivem;
História: “A velhinha que dava nome as coisas”. Ilustração da história. Comentar sobre a importância do nome das coisas. Questionar a importância do nome de cada pessoa; Atividades com o nome: crachá, letra inicial do nome, número de letras do nome, alfabeto móvel; auto-retrato; desenho e colagem das preferências da criança: comida, brinquedos, brincadeiras, roupas; História: “Um amor de família”. Ilustração da história; desenhar sua família; pesquisar os gostos e costumes que cada família possui; confecção de uma árvore genealógica; dobradura de uma casa; trabalhar diferentes tipos de moradia; desenhar os colegas da sala, seu melhor amigo, desenhar sua professora, desenhar as pessoas que trabalham na escola, pesquisar suas funções, confecção de murais, brincadeiras, músicas infantis.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Faraco

Diretor
Marila Caron

Turma
Pré ao 5º Ano

Número de alunos
24

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Jorge

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SAO JORGE

Assessoria Pedagógica
Professora Lisiane Borges da Silva, Faculdade IDEAU-Getúlio Vargas RS
Achamos que é necessário realizar atividades integradas com professores, alunos da escola e família.
Valorizar o meio em que vivem, saber de onde vem seu sustento e perceber que há meios de sobrevivência na sua própria propriedade.
Também é importante saber cuidar de suas coisas e do meio em que vivem.
Neusa da Silva Bavaresco, Kátia Lorini, Patrícia Toscan Rodrigues e Luciane Frosi. | Professor(a)