Encontro de vivências e experiências: incentivando o protagonismo dos alunos
“ "Este projeto não pode acabar por que estimula as características escondidas das pessoas e também a autoestima. Este projeto não pode acabar porque faz surgir grandes talentos".
Álisson D. S. Lucas | aluno(a)
“ "É uma programação especial e necessária na escola. Realiza-se apresentações teatrais, danças, e se percebe a integração de alunos com professores assim como também com as famílias. Através desse projeto é possível também entender a realidade das famílias de nossos alunos".
Valdenira de Oliveira | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa se concretiza através da observação, relatos e depoimentos. Tendo início no ano de 2015, quando toda a comunidade escolar sofreu com as intempéries climáticas, fato que despertou nos alunos o sentimento, não somente de perda, mas também de solidariedade e preocupação quanto ao lugar em que vem.
Objetivos
Tem por objetivo principal o protagonismo dos alunos encorajando-os a expressarem-se diante do grupo. Objetiva também promover momentos que estimulam a atenção, o respeito, a cooperação e a amizade entre os educandos.
Comunidade de Aprendizagem
Correspondem à articulação e interação de saberes entre e além dos muros escolares, busca-se através do presente projeto a interconexão de conhecimentos vivenciados tanto pelos alunos quanto pela comunidade local.
Articulação com o currículo
O projeto se articulou em todas as áreas do conhecimento: textos, vídeos, filmes, contação de história, música.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ocorreu na reunião pedagógica do início do ano letivo em que os alunos tiveram que, por turmas, apresentar os interesses de pesquisa para o ano de 2016. Onde alunos de 1° ao 9° Ano falaram sobre suas expectativas quanto as necessidades e curiosidades de aprendizagem.