Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprender e criar
Expedição Investigativa

A turma do quarto ano, da Escola Municipal Alberto Rossetto, realizou a expedição em torno da escola, buscando observar ao máximo.

Objetivos

Despertar nos alunos a importância deste ambiente, bem como o cuidado que se deve ter em relação a este espaço. Criar e recriar espaços onde os alunos se responsabilizarão pela manutenção do mesmo.
Analisar características, como o nascimento de plantas, processo de crescimento, desenvolvimento.
Relacionar teoria e pratica, ou seja, conteúdos de sala de aula, com as atividades exploratórias em outros ambientes.

Comunidade de Aprendizagem

Para melhor desenvolvimento das intervenções será convidada a agrônoma da Emater. Pode-se contar ainda com o auxilio da escola, professores e demais funcionários, bem como envolver os pais, as famílias.

Articulação com o currículo

Ciências
Solo e o cuidado necessário para a conservação;
Uso de agrotóxicos;
Plantas como ser vivo;
Partes da planta;
Corpo humano;
Alimentação;
Animais invertebrados e vertebrados.
Português
Leitura;
Compreensão e interpretação;
Entrevista relatos;
Produção textual;
Expressão oral;
Expressão escrita.
Matemática
Números naturais;
Maior e menor;
As quatro operações;
Situações problema;
Sistema de medidas.
Estudos sociais
Meios de transporte;
Importância da tecnologia nos meios de comunicação e transporte facilitando a vida da população.
Ensino religioso
Valores fundamentais do ser humano.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Rossetto

Diretor
Graziela C. A. Tortelli

Turma
4º ano

Número de alunos
16

Educadores
Tatiane Daiane Talaska

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quatro Irmãos

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUATRO IRMAOS

Assessoria Pedagógica
Ivan Bagnara
A importância deste projeto vem de encontro saciar dúvidas, e ensinar o cuidado e manuseio que deve ser tem com um jardim , desta forma possibilitando aos alunos novas experiências, através de criação de novos espaços, bem como salientando o cuidado que se deve ter no convívio diário com o espaço em que estão inseridos.
Tatiane Daiane Talaska | Professor(a)