O ovo
“ Eu aprendi que o ovo esquenta e quebra na chocadeira e sai um pintinho. Nós fizemos receitas de bolo de fubá, suspiro e ovo cozido, também fomos pesquisar nos computadores sobre os animais que colocam ovo.
Yohanna Horst | aluno(a)
Expedição Investigativa
Recorte do Currículo:
Ciências
Matemática
Português
Território:
Casa da aluna Roberta.
Pergunta Exploratória:
O que de mais curioso tem neste lugar?
Objetivos
Estudar o ovo, suas características e atribuições no dia-a-dia.
Pesquisar quais animais nascem de ovos.
Observar o habitat dos animais.
Comunidade de Aprendizagem
Roda de conversa com a família da aluna Roberta.
Instruções de como se prepara um bolo com a merendeira Tania.
Articulação com o currículo
Roda de conversa com a família da aluna Roberta sobre como é o dia-a-dia no campo, o trato com os animais, o que os animais comem e quais os animais que botam ovos.
Histórias matemáticas com dúzia e meia dúzia.
Pesquisa na internet sobre animais mamíferos. O registro foi feito de forma descritiva, no caderno e posteriormente feito a socialização das descobertas em sala de aula. Como, no início do projeto, os alunos achavam que animais que botam ovos seriam mamíferos, com esta atividade foi possível entender que essa afirmação não estava correta.
Pesquisa na internet sobre animais que botam ovos. Registro no caderno e posteriormente confeccionado cartaz.