Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A Ponte Quebrada e o Cerro Pelado "Eu já sei que a ponte quebrou porque a correnteza da água era muito forte e também porque um pedaço da ponte era de terra e então a água levou junto".
Ketlyn da Rosa Dreessler | aluno(a)
Expedição Investigativa

1.1 Relevo do Currículo: Relevo/Rochas
1.2 Território:Volta Gaúcha ,interior de Quinze de Novembro/RS local da Ponte Quebrada e do Cerro Pelado.
1.3 Pergunta Exploratória:O que é mais curioso neste lugar?

Objetivos

Inevestigar a história da Ponte Quebrada e do Cerro Pelado ,fornecendo subsídio para a aquisição de conhecimento sobre a constituição destes espaços.

Comunidade de Aprendizagem

• Kauê de Andrade – Aluno do 9º ano, trilheiro. Guia da expedição.
• Adenilson Filimberti – Gerente de desenvolvimento e projetos, relatará sobre a Ponte Quebrada.
• Maidi Scheneider – Professora de geografia, palestrante sobre relevo e rochas;
• Vô Linus, Vô Kurt – Moradores da localidade entrevistados.

Articulação com o currículo

• Português – Produção Textual (Relatório da Expedição; Relatório das palestras; História em quadrinhos sobre a Ponte Quebrada; Oralidade).
• Ciências/Geografia – Palestra sobre a formação do relevo e rochas; Texto e exercícios sobre o tema.
• História – Relatos de pessoas da 3ª idade sobre a localidade.
• Artes – Desenho: mapa do local visitado; Painel sobre a Ponte Quebrada e o Cerro Pelado; Mural de fotos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso

Diretor
Fabiane Correa Wotrich

Turma
5º ano

Número de alunos
16

Educadores
Gisele Lauxen Adolfo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quinze de Novembro

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUINZE DE NOVEMBRO

"Acredito que os alunos precisam explorar as diferentes formas de paisagem da sua região,para assim conseguirem identificar as diferentes formas de relevo e como ele interfere decisivamente na vida das pessoas."
Gisele Lauxen Adolfo | Professor(a)