Agricultura sustentável: fonte de vida
“ Aprendi a diferenciar as técnicas usadas na agricultura e também como os agrotóxicos estão presentes em nossa alimentação
Kaik Jacó Pastório | aluno(a)
“ Aprendi algumas técnicas novas para trabalhar na propriedade rural.
Nelci Pastório | responsável
Expedição Investigativa
iniciamos um diálogo e comentários sobre os assuntos que mais interessavam a turma. decidiu-se que seria relacionado a agricultura, pois o nosso municipio se desenvolve através de práticas e cultivos agrícolas. em seguida a turma foi dividida em grupos para que elaborassem questionário para fazer a expedição investigativa. Logo após fomos a EMATER do município para realizarmos a entrevista e dialogo com os técnicos responsável.
Objetivos
-Proporcionar aos educandos o conhecimento de novas técnicas agrícolas.
- Analisar a produtividade agrícola como fonte de renda mensal
- Desenvolver hábitos mais saudáveis a partir de um meio rural sustentável.
Comunidade de Aprendizagem
Propriedades rurais, Emater, ambiente local, laticínio
Articulação com o currículo
Entrevista com técnicos da emater: português: produção textual. Matemática: unidades de medidas. Artes: Mapa da comunidade. Ciências: Agricultura sustentável.
Produção de um texto coletivo: Português: Produção textual. Ciências: Uso dos agrotóxico. Matemática: Situações matemáticas.
Visita a uma propriedade rural: Português: Produção textual, pesquisa, grámatica. Matemática: quatro operações e unidades de medida, educação financeira. Ciência: Higiene social, alimentação, natureza e preservação.
Estudos Sociais: Localização do município.
Palestra sobre Meio Ambiente: Matemática: Operações e problemas. Ciência: Natureza e preservação. Artes: ilustração.
Visita ao Laticínio: Português: Produção textual. Matemática: Unidades de medidas. Ciência: conservação dos alimentos, etapas do processo de fabricação dos derivados do leite.
Confecção da árvore dos sonhos: Ciência: Partes das plantas. Artes: Confecção da árvore