Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Lendo e Aprendendo Eu aprendi a fazer contas de mais e de menos, depois que me pesei e medi, olhando o peso e a medida dos meus colegas para ver quem tinha crescido engordado ou emagrecido. Adoro fazer contas agora e acerto sempre.
Patrick Edegar de Souza Nitz | aluno(a)
Meu filho chegou em casa querendo saber o peso e a altura de todos, pois ele queria ser quem era mais pesado e mais alto. Depois disso ele sabe fazer contas de mais e de menos
Janete de Souza | responsável
Expedição Investigativa

Primeiramente foi feita uma conversa com os alunos sobre o assunto, leitura, livros. Nessa conversa foi buscado junto aos alunos as questões para serem feitas na visita a biblioteca. No dia 10 de maio no turno da tarde realizou-se a expedição investigativa com a visitação nas bibliotecas pública municipal e estadual, onde os alunos abordaram as questões levantadas buscando conhecer o espaço das bibliotecas, histórias, registros, manusear diferentes tipos de livros

Objetivos

-Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
- Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno.
-Proporcionar ao indivíduo através da leitura a oportunidade de vivenciar emoções, o exercício da fantasia e da imaginação.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, bibliotecário e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Troca de livros na biblioteca pública semanalmente: Português: Leitura, compreensão oral e escrita, produção textual, gramática. Matemática: Sistemas de medida.
Apresentação de vídeos mostrando a fabricação do papel e a fabricação do papel reciclado: Português: Leitura oral do vídeo, produção de frases.
Ciência: Fauna e flora, preservação do meio ambiente. Matemática: Cronologia.
Ficha de acompanhamento das leituras: Português: Leitura, compreensão, sinopse e ficha técnica do livro. Artes: Confecção das fichas.
Fabricação do papel reciclado: Ciência: fabricação do papel reciclado. Português: Produção oral e escrita. Matemática: Unidade de medida de massa, tempo e volume.
Medida certa: Matemática: Peso e medidas com acompanhamento com gráficos. Português: Produção textual com a importância das medidas. Artes: produção de cartazes. Ed. Física: IMC - Calculo e acompanhamento
Revitalização do cantinho da leitura. Português: Ler livros.


Ficha Técnica
Escola
Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza

Turma
3 ano

Número de alunos
17

Educadores
Izete Maria Broco

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Cerro Grande

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CERRO GRANDE

um livro despertou o interesse de um aluno em saber seu peso e sua altura, com isso foi feito um gráfico do semestre com o peso e a altura de cada aluno. Eram feitas as comparações entre os alunos no ultimo dia de cada mês, com isso um aluno conseguiu aprender carlculo com facilidade e interesse. fato de ter que sqaber seu peso e altura para comparar com os demais alunos da turma despertou nele o gosto pela matemática.
Izete Maria Broco | Professor(a)