Relações Humanas : Desenvolvendo e Praticando Valores Através da Arte
Expedição Investigativa
Quais os valores humanos você prática e considera fundamentais e benéficos para si e para o outro?- Como posso melhorar meu convício com minha família e outras pessoas?Etapas: Foi realizada com os alunos uma expedição investigativa apreciativa através de diálogo em sala de aula e de forma escrita tendo como objetivo perceber o que poderá ser feito para melhorar os ambientes de lazer da escola e da sociedade, analisando quais os valores os educandos e cidadãos estão vivenciando
Objetivos
Discutir as possibilidades, importância e necessidade de mudanças no resgate de valores éticos, sociais e morais, visando à formação contínua individual e coletiva dos indivíduos de acordo com os princípios que são a essência do ser humano, cooperação, solidariedade, etc. Propor a integração entre os educandos e a comunidade escolar através da arte e a interdisciplinaridade.
Comunidade de Aprendizagem
3ºs Anos e EJA T9
Articulação com o currículo
- Ensino Religioso: * preconceito e exclusão;* valores sociais e éticos;
* a união e a força do amor.- História:* dominação do continente africano pela politica imperialista da potência europeia.- Sociologia:
* a escravidão e a questão racial.- Filosofia: * liberdade versus determinismo - Geografia* O Imperialismo e a Primeira Guerra Mundial;
* A partilha da África. - Ensino Religioso * Interpretação de texto: aprender com as diferenças;* Assistir o filme;- Debater sobre a emblemática do filme “Liberdade existe”.- História: * texto: a luta por um império colonial;* debate: “politica de opressão”;- Sociologia:
* Debate: precarização do trabalho no mundo contemporâneo;
Filosofia:* Texto e debate: origem da violência e da maldade;
* Assistir filme.- Leitura e debate sobre o texto “Da paz à Guerra”.