Socializar saberes para enriquecimento cultural
“ "As casas eram velhas, as ruas com pedregulhos e barro, tem um riozinho com lixo. já no novo bairro tem pracinha, quadra, casas novas, asfalto..."
Joaquim Ratz Rigoli | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os territórios visitados foram os Bairros Vila Rosa e Nova Esperança II. Tendo em vista que o 1º local está localizado numa área de preservação ambiental e não possui infraestrutura básica, 100 novas casas estão sendo construída para reassentar esses moradores, dando condições dignas de moradia. “Este espaço sempre foi assim ou as pessoas modificaram?” e “É possível viver de modo saudável nesse ambiente?”, com essas 2 perguntas instigamos os alunos a observações.
Objetivos
Investigar espaço, os costumes locais do Bairro Vila Rosa a fim de promover a ampliação destes em outros que sejam mais adequados ao novo contexto físico geográfico da comunidade construída no Bairro Nova Esperança II, através de ações sócio-educativas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionários, motoristas, pais, membros da comunidade e demais apoiadores.
Articulação com o currículo
Buscando sanar situações-problema constatados, propõem-se as seguintes ações dentro do projeto:
• Trabalhar histórias que englobem as problemáticas constatadas;
• Confecções de fantoches;
• Orientar o recolhimento, separação e reciclagem do lixo;
• Alimentação saudável;
• Higiene corporal;
• Cuidados com Meio Ambiente;
• Confecção de brinquedos de sucatas;
• Construir, através de pequenas filmagens, um filme curta metragem sobre o desenvolvimento das ações desenvolvidas ao longo do ano no Programa A União Faz a Vida.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A partir da coleta das informações, as professoras discutiram e decidiram trabalhar de forma lúdica os temas relacionados às principais preocupações acima mencionadas.