Classificação: Leitura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

No caminho da alfabetização Aprendemos a convivência com os colegas, esperar minha vez, ler, criar minhas histórias, fazer minha leitura, reutilizar os materiais e a gostar de poesias.
Alunos envolvidos com o projeto | aluno(a)
Expedição Investigativa

Contato com as famílias e convite para um momento de conversa;
Conversa com as famílias e exposição do projeto a ser desenvolvido durante o ano;
Encaminhamento do questionário às famílias e
Diálogo oral.

Objetivos

Contribuir para o processo de alfabetização, estimulando a compreensão daquilo lê.

Comunidade de Aprendizagem

Pais (Valdeci Morais Medeiros, Clovis Muller, Amir Denes, Altamir Denes, Vilmar Rohde, Delci Giacomin, Cenio Onzi, Mário Morais Medeiros, Armindo Dal Prá Methzka, Fabiano Morais Medeiros, Ademir Berghetti, Leonir.Quatrin ), alunos e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: continuidade ao processo de alfabetização e letramento; Revisão das letras do alfabeto com o respectivo valor sonoro (oralmente); Função social da escrita; Matemática: História dos números (A origem dos números e sua necessidade de representação), Introdução dos números naturais até 99: algarismos e seus nomes com símbolos para representar quantidades. História: Eu; Origem do nome; História da criança (linha de tempo). Geografia: Minha casa (construção de maquete para o espaço). Ciências: Higiene e saúde: pessoal, ambiental, alimentar e social; Artes: coordenação ampla e fina; Artes plásticas (desenhos); Danças. Musicalidade: sons do nosso corpo, da nossa casa; direção e volume dos sons; exploração corporal através dos ritmos; Ensino Religioso: Oração: Significado da oração, respeitando as diferentes religiões. Criação de orações; Educação Física: habilidades motoras, ginásticas; atividades rítmicas e expressivas


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek de Oliveira

Turma
1º e 2º ano

Número de alunos
12

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Considerando que, contribuir para a formação de bons leitores, que conseguem decifrar sinais, letras ou dar instruções primárias vai muito além de ensinar a ler e a escrever, cabe ao professor orientar o aluno ao uso da leitura de modo interpretativo, a fim de ser possível não só ler e escrever, mas compreender o que foi lido e saber fazer uso da palavra.
Rosimere Lucia Tamiozzo Giacomini | Professor(a)