Soldadinhos da cooperação
Expedição Investigativa
Inicialmente foi feito um levantamento a cerca da identidade dos estudantes com o intuito de conhecer melhor a realidade de cada um. Após selecionamos algumas linhas e área urbana para expedição com as seguintes perguntas: Você conhece o lugar onde vive? O que mais gostamos nesse lugar? O que vemos nesse lugar? O que gostaria de melhorar nesse lugar? Ao retornarmos, os alunos fizeram um grande círculo, elencando as principais observações.
Objetivos
Estimular os estudantes para o conhecimento sobre o meio em que vivem, levando-os a se compreenderem como sujeitos importantes dentro da comunidade, resgatando valores e brincadeiras bem como desenvolver o espírito de cooperação no processo de ensinar e aprender.
Comunidade de Aprendizagem
Professora, pais, estudantes, avós da comunidade, nutricionista Fernanda Ruani, Dentista Sabrina Guerra, Psicóloga Fabiane Chielli, Artista Valéria Pinheiro, Policial Civil, Secretaria de educação, motoristas do transporte escolar.
Articulação com o currículo
Meu lugar no mundo:Identidade, Família,Escola,Comunidade, Nossas maravilhas: Valores, Modelagem. Aprendendo com a vovó; Ortografia;Chá da poesia:Medida de tempo. Convite, Poesia, leitura, interpretação e expressão oral e escrita.Plantas; Descobrindo a tabuada:Multiplicação. Situações-problemas; Lixo em cena:Meio Ambiente, Lixo,Indústria,Serviço Público, Saneamento Básico; Sou + SAÚDE: Receita,Dificuldades Ortográficas,Separação e classificação silábica, Produção textual; Campanha da Fraternidade,Saúde, Higiene, Alimentação; Trilha matemática:Unidade, Dezena, Centena e Milhar, As quatro operações, Sistema monetário;Se essa rua fosse minha: Contação de história, Sinônimos e antônimos,Plural; Hora animada:Soldadinhos da cooperação:Dobradura, Música; Vamos dividir? Divisão por 2,3,4,e5, problemas. Brincar é legal- poesia rima , verso, estrofe. Tabelas e gráficos. Brincadeira e jogos, coreografia, pintura de tela.