Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Meio ambiente: Um ato de amor para cultivar uma vida saudável. “Estou gostando, porque plantamos verduras e saladas, a gente cuida das plantas e da terra. Quando tem bichinhos pra comer as verduras é bom passar água com açúcar. É bem bom arrumar a terra na horta e ajudar a professora e os colegas.”
Leila Daizes Pelissaro | aluno(a)
“E bom que eles tenham uma ocupação como essa na horta, porque eles vão aprendendo a “se virarem sozinhos”, eles se sentem capazes de fazer as coisas. Pode ser plantado feijão de vagem e saladas que vingam o ano inteiro, assim vocês sempre terão verduras.”
Maria Girelli Pelissaro | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu em dois momentos, os alunos visitaram a Cooperativa de Reciclagem/Usina de Compostagem – CooperCicla em Santa Cecilia do Sul/RS, lá puderam observar como o lixo é separado e como é uma composteira. Após alguns dias, os alunos foram até a Horta Hidropônica, localizada no município de Muliterno/RS, neste ambiente puderam conhecer um novo método de plantação de verduras como alface, rúcula entre outros.

Objetivos

Desenvolver um trabalho de cuidados com a vida e com o outro, com enfoque na responsabilidade social, estimulando a autonomia, cooperação, promovendo a sociabilidade e o trabalho em equipe.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, equipe multidisciplinar, família, colaboradores.

Articulação com o currículo

Artes: pintura dos pneus para confecção de canteiros; confecção de maquete; confecção de painel de identificação do projeto; confecção de lembrancinhas para horta; canteiro com pallets; painel decorativo ilustrando as ações desenvolvidas durante o projeto.
Matemática: contagem das mudas, área da horta, quilometragem percorrida para expedição investigativa; quantidades em geral.
Ciências: compostagem, decomposição dos materiais, cuidados com o meio ambiente, reciclagem, alimentação saudável, destinação correta do lixo, coleta seletiva, uso de minhocas para aeração da composteira e produção de húmus, cultivo de verduras, legumes e flores.
Geografia: mapeamento do território para expedição investigativa; noções espaciais.
Português: conversação, expressão oral, demonstração de métodos; observação em geral.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O mesmo foi feito através de observação, questionamentos relacionados, percepção sobre o que mais despertou a atenção e curiosidade dos usuários na expedição investigativa, de forma democrática.

Ficha Técnica
Escola
APAE de Muliterno

Diretor
Jociane de Lima

Turma
Grupo de Convivencia

Número de alunos
10

Educadores
Rosalina, Jociane e Gerusa.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Assessoria Pedagógica
Professora Jaíne de Lima Piva, Faculdade IDEAU/Getúlio Vargas RS
“Afirmo que em toda minha trajetória como educadora, eu não havia me envolvido em projeto tão representativo e significativo. É um trabalho que alem de desenvolver ações de cuidados com o meio ambiente e a vida, é também um trabalho de inclusão das pessoas com deficiência mostrando a sociedade que não há limitações e barreiras, quando queremos chegar aos nossos objetivos".
Rosalina Fagundes Telles | Professor(a)