Meio ambiente: Um ato de amor para cultivar uma vida saudável.
“ “Estou gostando, porque plantamos verduras e saladas, a gente cuida das plantas e da terra. Quando tem bichinhos pra comer as verduras é bom passar água com açúcar. É bem bom arrumar a terra na horta e ajudar a professora e os colegas.”
Leila Daizes Pelissaro | aluno(a)
“ “E bom que eles tenham uma ocupação como essa na horta, porque eles vão aprendendo a “se virarem sozinhos”, eles se sentem capazes de fazer as coisas. Pode ser plantado feijão de vagem e saladas que vingam o ano inteiro, assim vocês sempre terão verduras.”
Maria Girelli Pelissaro | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu em dois momentos, os alunos visitaram a Cooperativa de Reciclagem/Usina de Compostagem – CooperCicla em Santa Cecilia do Sul/RS, lá puderam observar como o lixo é separado e como é uma composteira. Após alguns dias, os alunos foram até a Horta Hidropônica, localizada no município de Muliterno/RS, neste ambiente puderam conhecer um novo método de plantação de verduras como alface, rúcula entre outros.
Objetivos
Desenvolver um trabalho de cuidados com a vida e com o outro, com enfoque na responsabilidade social, estimulando a autonomia, cooperação, promovendo a sociabilidade e o trabalho em equipe.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, equipe multidisciplinar, família, colaboradores.
Articulação com o currículo
Artes: pintura dos pneus para confecção de canteiros; confecção de maquete; confecção de painel de identificação do projeto; confecção de lembrancinhas para horta; canteiro com pallets; painel decorativo ilustrando as ações desenvolvidas durante o projeto.
Matemática: contagem das mudas, área da horta, quilometragem percorrida para expedição investigativa; quantidades em geral.
Ciências: compostagem, decomposição dos materiais, cuidados com o meio ambiente, reciclagem, alimentação saudável, destinação correta do lixo, coleta seletiva, uso de minhocas para aeração da composteira e produção de húmus, cultivo de verduras, legumes e flores.
Geografia: mapeamento do território para expedição investigativa; noções espaciais.
Português: conversação, expressão oral, demonstração de métodos; observação em geral.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O mesmo foi feito através de observação, questionamentos relacionados, percepção sobre o que mais despertou a atenção e curiosidade dos usuários na expedição investigativa, de forma democrática.