Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A importância da Musicalidade na Educação Infantil
Expedição Investigativa

Etapas: Para realizarmos a expedição investigativa juntamos as crianças dos Berçários I e II na sala da brinquedoteca onde foi preparado o ambiente com varias atividades como: historinhas, jogos de encaixe, brinquedos e DVDs musicais.... No início foi deixado livre para ver o que despertava o maior interesse e atenção das crianças

Objetivos

Trabalhar a musicalidade como elemento facilitador de aprendizagem a fim de contribuir de forma lúdica e cooperativa no desenvolvimento integral da criança.

Comunidade de Aprendizagem

pais, alunos e professores

Articulação com o currículo

1 Cantando e dançando Linguagem oral e artes: Ouvir diferentes ritmos musicais infantis. Em sala de aula ouvir músicas infantis, dançar e fazer coreografias (gestos) conforme o ritmo e a melodia de cada música.
Estimular a memorização, a coordenação motora e equilíbrio.
CDs com músicas infantis
Brincadeiras livres e orientadas
Linguagem: oralidade
Expressão corporal, espaço, lateralidade, afetividade, socialização e cooperação.

Em sala de aula trabalhar com as crianças brincadeiras livres e orientadas como cantigas de roda, músicas cantadas e tocadas que auxiliam no desenvolvimento da oralidade.
Oportunizar as crianças a exploração do corpo, espaço, lateralidade, afetividade, socialização e cooperação.
CDs
DVDs Banda Rítmica
Artes: Expressão corporal, sons, imaginação, musicalidade.
Ciências Naturais: visualização e audição.
Linguagens
Estimular as crianças a reproduzirem diversos sons com o uso dos instrumentos musicais.
Sons


Ficha Técnica
Escola
escola Municipal de Educação Infantil Mundo da criança

Turma
berçário I e berçário II

Número de alunos
60

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rodeio Bonito

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RODEIO BONITO

Através da musicalidade aprendi que a criança aprende mais facilmente através da música.
Que a música trabalha a expressão corporal, lateralidade, imaginação, atenção...
Que as crianças adoram música