As diferentes formas de geração de renda nas propriedades
“ No dia seis de abril, os alunos, os professores e os pais realizaram a primeira etapa da expedição investigativa, que teve o objetivo de coletar informações, observar e registrar tudo o que foi visto de interessante no caminho percorrido. Foi muito interessante conversar com as famílias e as pessoas que entrevistamos. Durante o percurso nós alunos observamos muitas atividades que geram renda na nossa comunidade e, por isso, colocamos este tema no projeto.
Weliton Ribeiro Nalin | aluno(a)
“ É um tema de projeto bem elaborado, pois a maioria dos filhos é de pais agricultores e devem pesquisar as diferentes formas de gerar renda em suas casas e na propriedade, tendo conhecimentos sobre outras atividades também, uma vez que é preciso desde cedo saber como as pessoas trabalham, como custeiam suas despesas e quanto custam as coisas.
Silmara Vicenzi | responsável
Expedição Investigativa
A instituição reuniu toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) e realizou expedição investigativa nas proximidades da escola, tendo como objetivo definir coletivamente o tema do projeto. Além disso, a expedição investigativa também esteve presente no estudo do tema, por meio de pesquisa de campo diretamente nas propriedades da comunidade que produzem leite e fumo e na propriedade que extrai basalto.
Objetivos
Identificar as diferentes formas de geração de renda existentes na comunidade escolar, reconhecendo a importância de cada uma destas para o sustento das famílias que neste espaço residem, bem como desenvolvendo um olhar cooperativo e empreendedor em relação à pequena propriedade rural, de modo que os estudantes possam visualizar possibilidades de permanecer no campo, produzindo sua vida com equilíbrio econômico e sócio-ambiental.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade participou permanentemente da realização do projeto, tendo em vista ter sido envolvida tanto na definição do tema quanto nas expedições investigativas posteriores. Graças à participação da comunidade fez-se possível visitar as propriedades e contar com os moradores para apresentar aos alunos as diferentes formas de geração de renda que existem na economia de São José do Capingui.
Articulação com o currículo
Ciências: Solo e suas propriedades; Clima (produção); Características da produção.
Língua Portuguesa: Oralidade; Diferentes tipos de texto; Ortografia; Gramática.
Matemática: Cálculo de área; Sistema monetário.
História: A agricultura na comunidade; Produção agrícola no RS e Brasil.
Geografia: Limites das propriedade; Relações demográficas.
Língua Estrangeira: Rótulos de defensivos estrangeiros.
Educação Física: Relação de lazer e trabalho.