Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

As diferentes formas de geração de renda nas propriedades No dia seis de abril, os alunos, os professores e os pais realizaram a primeira etapa da expedição investigativa, que teve o objetivo de coletar informações, observar e registrar tudo o que foi visto de interessante no caminho percorrido. Foi muito interessante conversar com as famílias e as pessoas que entrevistamos. Durante o percurso nós alunos observamos muitas atividades que geram renda na nossa comunidade e, por isso, colocamos este tema no projeto.
Weliton Ribeiro Nalin | aluno(a)
É um tema de projeto bem elaborado, pois a maioria dos filhos é de pais agricultores e devem pesquisar as diferentes formas de gerar renda em suas casas e na propriedade, tendo conhecimentos sobre outras atividades também, uma vez que é preciso desde cedo saber como as pessoas trabalham, como custeiam suas despesas e quanto custam as coisas.
Silmara Vicenzi | responsável
Expedição Investigativa

A instituição reuniu toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) e realizou expedição investigativa nas proximidades da escola, tendo como objetivo definir coletivamente o tema do projeto. Além disso, a expedição investigativa também esteve presente no estudo do tema, por meio de pesquisa de campo diretamente nas propriedades da comunidade que produzem leite e fumo e na propriedade que extrai basalto.

Objetivos

Identificar as diferentes formas de geração de renda existentes na comunidade escolar, reconhecendo a importância de cada uma destas para o sustento das famílias que neste espaço residem, bem como desenvolvendo um olhar cooperativo e empreendedor em relação à pequena propriedade rural, de modo que os estudantes possam visualizar possibilidades de permanecer no campo, produzindo sua vida com equilíbrio econômico e sócio-ambiental.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade participou permanentemente da realização do projeto, tendo em vista ter sido envolvida tanto na definição do tema quanto nas expedições investigativas posteriores. Graças à participação da comunidade fez-se possível visitar as propriedades e contar com os moradores para apresentar aos alunos as diferentes formas de geração de renda que existem na economia de São José do Capingui.

Articulação com o currículo

Ciências: Solo e suas propriedades; Clima (produção); Características da produção.
Língua Portuguesa: Oralidade; Diferentes tipos de texto; Ortografia; Gramática.
Matemática: Cálculo de área; Sistema monetário.
História: A agricultura na comunidade; Produção agrícola no RS e Brasil.
Geografia: Limites das propriedade; Relações demográficas.
Língua Estrangeira: Rótulos de defensivos estrangeiros.
Educação Física: Relação de lazer e trabalho.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental São José do Capingui

Diretor
Olinde Vicensi Tibola

Turma
1º a 9º ano do Ensino Fundamental

Número de alunos
43

Educadores
Andréia Tibola, Carina Tibola, Edéssio Antonio Possan, Gislaine Godinho Viziolli, Luciano D Cezari, Mercedes Frata Sebem, Samoel Fornari e Sandra Maria Reginato Correa.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Assessoria Pedagógica
Professora Carla Luiza Vicenzi, Faculdade IDEAU/Getúlio Vargas
A caminhada foi interessante produtiva, pois os alunos puderam observar no percurso realizado as diversas fontes de renda que existem na comunidade. Dessa forma, surgiu o interesse em entender melhor o funcionamento das propriedades, bem como o modo como a renda é gerada. Concluímos que a vida no meio rural é possível com qualidade de vida e sustentabilidade.
Grupo de professores | Professor(a)