Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

DIVERSIDADE: TRABALHANDO A IDENTIDADE DAS CRIANÇAS “Adoro observar as coisas que tem na rua e na escola, assim aprendo as diferenças e aprendo a respeitar e ajudar os colegas, os pais e todo mundo. Gosto de fazer trabalhinhos como as casinhas dos três porquinhos, desenhar o corpo e brincar.”
Nycolas Ruan Sotilli de Souza | aluno(a)
“Acho o tema muito importante para as crianças, como vivemos num mundo com desigualdade é preciso fazer com que elas se tornem pessoas de bem, que respeitem o próximo e as diferenças e todas merecem respeito”.
mãe da aluna Valentina: Gracieli Carla Gomes | responsável
Expedição Investigativa

Passeio pelas ruas da cidade para observar tudo que tem ao redor e perceber as diferenças que existem entre os seres. Levar os alunos nas salas para identificarem as diferenças entre os colegas e dos materiais.

Objetivos

• Trabalhar a identidade das crianças através do autoconhecimento;
• Vivenciar situações de integração entre a educação e os cuidados entre si e os outros;
• Perceber na sociedade e no meio que está inserido as diferenças;
• Desenvolver a preparação e estabelecimento das relações sociais.

Comunidade de Aprendizagem

Quem serão os envolvidos? Alunos, professores, família, pessoas da comunidade. Visitar algumas famílias dos alunos para conhecer a história de cada criança e/ou convidar alguns pais para virem conversar na escola na turma de seu filho.

Articulação com o currículo

Circuito de atividades para desenvolver e aprimorar o equilíbrio, lateralidade e ter noção de grandeza. Quantidade, contagem e separação de peças por tamanho, cor, formas;
Histórias com fantoches e dedoches, vocabulário, histórias diversas como Um amor de família, Ninguém é igual a ninguém, entre outros, escrita e visualização de palavras significativas;
Cantar, dançar e se expressar, imitar diversos sons;
Identidade e Autonomia: Identificação progressiva do seu corpo, comunicação e expressão de seus desejos e curiosidades;
Desenho livre e dirigido, pintura, reconhecer as cores, desenvolver a coordenação motora, recorte e colagem, dobraduras, misturas etc.
Socialização, escola e família, sociedade, localização, tempo, espaço;
Passeios, corpo humano, higiene, saúde, alimentos diversos, animais, plantas;
Valores, Bíblia, reflexão.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA SILA

Turma
Educação Infantil: NÍVEL III

Número de alunos
14

Educadores
Rosiana Vieira Vanin e Jovani Galli

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Coxilha

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO DE ESTADOS RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE COXILHA

“Como ser único, cada criança pode perceber através da observação, as diferenças que temos no meio no qual está inserida, vendo que somos diferentes tanto em aspecto físico como emocional. A formação de hábitos, atitudes e habilidades são propicias para o desenvolvimento de cada criança como ser pensante, crítico e que reconhece as diferenças e sabe respeitá-las”.