DIVERSIDADE: TRABALHANDO A IDENTIDADE DAS CRIANÇAS
“ “Adoro observar as coisas que tem na rua e na escola, assim aprendo as diferenças e aprendo a respeitar e ajudar os colegas, os pais e todo mundo. Gosto de fazer trabalhinhos como as casinhas dos três porquinhos, desenhar o corpo e brincar.”
Nycolas Ruan Sotilli de Souza | aluno(a)
“ “Acho o tema muito importante para as crianças, como vivemos num mundo com desigualdade é preciso fazer com que elas se tornem pessoas de bem, que respeitem o próximo e as diferenças e todas merecem respeito”.
mãe da aluna Valentina: Gracieli Carla Gomes | responsável
Expedição Investigativa
Passeio pelas ruas da cidade para observar tudo que tem ao redor e perceber as diferenças que existem entre os seres. Levar os alunos nas salas para identificarem as diferenças entre os colegas e dos materiais.
Objetivos
• Trabalhar a identidade das crianças através do autoconhecimento;
• Vivenciar situações de integração entre a educação e os cuidados entre si e os outros;
• Perceber na sociedade e no meio que está inserido as diferenças;
• Desenvolver a preparação e estabelecimento das relações sociais.
Comunidade de Aprendizagem
Quem serão os envolvidos? Alunos, professores, família, pessoas da comunidade. Visitar algumas famílias dos alunos para conhecer a história de cada criança e/ou convidar alguns pais para virem conversar na escola na turma de seu filho.
Articulação com o currículo
Circuito de atividades para desenvolver e aprimorar o equilíbrio, lateralidade e ter noção de grandeza. Quantidade, contagem e separação de peças por tamanho, cor, formas;
Histórias com fantoches e dedoches, vocabulário, histórias diversas como Um amor de família, Ninguém é igual a ninguém, entre outros, escrita e visualização de palavras significativas;
Cantar, dançar e se expressar, imitar diversos sons;
Identidade e Autonomia: Identificação progressiva do seu corpo, comunicação e expressão de seus desejos e curiosidades;
Desenho livre e dirigido, pintura, reconhecer as cores, desenvolver a coordenação motora, recorte e colagem, dobraduras, misturas etc.
Socialização, escola e família, sociedade, localização, tempo, espaço;
Passeios, corpo humano, higiene, saúde, alimentos diversos, animais, plantas;
Valores, Bíblia, reflexão.