Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu, enquanto sujeito atuante e responsável no ambiente em que vivo
Expedição Investigativa

Para darmos inicio ao trabalho o primeiro momento compreendeu o da expedição investigativa, esta foi desenvolvida no dia 05 de abril deste ano, na rua da escola. Constituiu-se assim de um passeio, com o intuito de observarmos como está o meio ambiente neste local. As formas de registros que utilizamos foram fotos e anotações. Após o passeio foi realizado o registro, através de desenhos na sala de aula.

Objetivos

Buscar o desenvolvimento de uma consciência que desperte o olhar do aluno para a importância de ações que visem garantir o cuidado com o meio ambiente em que estamos inseridos, garantindo assim a qualidade de vida e a intervenção através de atitudes que nortearam o comportamento do sujeito educando na sua vida em sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem envolvida para o desenvolvimento do presente projeto é composta por: Professora regente, monitora, alunos, mães, responsável pela Secretária do Meio ambiente, extensionista da EMATER do município de Quatro Irmãos, Enfermeira.

Articulação com o currículo

CIÊNCIAS:
A poluição do meio ambiente.
Tipos de lixo;(orgânico, plástico e papel).
Separação e classificação correta do lixo.
(cores que identificam cada tipo de lixo: orgânico, plástico, metal, papel)
O destino dado ao lixo que produzimos.
Noções de cuidados de higiene pessoal e ambiente.
Reforço do esquema corporal.
Reaproveitamento dos alimentos.
Órgãos dos sentidos.
Preservação da natureza.
Conservação e organização do meio ambiente onde se vive.
Diferença: ambiente natural X ambiente construído pela ação do homem.
ESTUDOS SOCIAIS:
Meios de transporte.
Profissões.
ARTES:
Material sucata.
Cores.
Trabalho livre e criativo.
Coordenação motora fina.
Criatividade.
LÍNGUA PORTUGUESA:
Diferentes formas de registro.
Oralidade.
Comunicação.
ENSINO RELIGIOSO:
Valores.
MATEMÁTICA:
Noção de conjunto.
Sequência numérica.
Formas geométricas.
Noções de tamanho(grande, médio e pequeno).
Situações –problemas.
Estimativa.
Função social dos números.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUATRO IRMÃOS

Turma
PRÉ-ESCOLA

Número de alunos
20

Educadores
Luciane Aparecida Carus Marchetto.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quatro Irmãos

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUATRO IRMAOS

O processo de aprendizagem é rico em descobertas e a escola não é uma ilha. Estamos inseridos na sociedade. Neste caminho o projeto vem a enriquecer as aprendizagens, inserindo o contexto social em que os alunos vivem no processo de construção do conhecimento, onde os alunos são os sujeitos das aprendizagens.