SOJA, PRINCIPAL FONTE DE RENDA DO MUNICÍPIO
Expedição Investigativa
Passeio em parte da cidade observando as ruas, casas, estabelecimentos comerciais, animais. Chegamos até a rua que delimita a área rural e a área urbana onde se observou o espaço destinado a agricultura, matas e demais vegetações existentes, tanto na cidade como no campo.
Foram observados os jardins, canteiros, hortas, pomares, lixos colocados em locais impróprios, maquinários agrícolas que transitavam. O que mais chamou a atenção foi a lavoura de soja existente próximo a cidade.
Objetivos
Envolver os alunos, sistematicamente, no processo de aquisição e interação com o saber previamente adquirido, buscando compreender o espaço onde vivem.
Orientar os alunos na exploração do espaço onde vivem buscando a compreensão do mesmo e a possível interferência de forma positiva, ao mesmo tempo em que agregam habilidades e competências na construção de conhecimento que tenham significado para o aluno.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, técnico agrícola, comerciante (cerealista e comércio em geral)
Articulação com o currículo
GEOGRAFIA
- Limites- Relevo- Rodovias- Agricultura- Comércio- Indústria- Clima
- Hidrografia- População urbana e rural.
HISTÓRIA
- História da vida das crianças- História da comunidade e município
- Linha de tempo das famílias dos alunos- Evolução da agricultura
- Profissões- Endereços
CIÊNCIAS
- Plantas- Alimentação- Hábitos de higiene (física, mental e social)
- Cuidados com a saúde- Solo
LÍNGUA PORTUGUESA
- Leitura de textos de vários gêneros- Compreensão- Interpretação
- Ortografia- Produção textual- Encontros vocálicos-Tipos de frases (pontuação)- Separação silábica- Substantivos
MATEMÁTICA
- Sistema de numeração decimal- Números ordinais- Número e numeral- Numerais romanos- Cálculos e problemas envolvendo as quatro operações bem como lucro e prejuízo- Sistema monetário- Medidas de massa, tempo e capacidade
ENSINO RELIGIOSO
- Festa das tradições religiosas no contexto escolar
- O cuidado com a vida