Semear com responsabilidade para cultivar bons frutos.
“ Eu estou gostando muito das atividades que estamos realizando, aprendi como se planta flores, saladas, árvores e que elas precisam de terra, água, ar e luz do sol para viver. As plantas vivem na terra, algumas na água e algumas nos troncos de árvores. Devemos cuidar das plantas, se não chover devemos molhar para não secar. Não podemos cortar as árvores e sim plantar, pois as árvores são importantes para o Meio ambiente.
Eloisa Larissa Rigo | aluno(a)
“ Percebo que está sendo um trabalho muito bem realizado pelos professores e estudantes, e fico orgulhosa em ver a realização e a felicidade da Ethiene ao chegar em casa e contar que a turma foi para horta plantar verduras e cuidar da ornamentação do jardim da escola, contando sobre o passeio realizado na cidade e trabalhos artísticos relacionados ao tema. Este tema é muito relevante e está proporcionando aprendizagem de forma lúdica envolvendo a família e a escola.
Viviane Paula Giaretta | responsável
Expedição Investigativa
Fizemos um passeio no quarteirão aos arredores da escola, os estudantes observavam tudo e falavam. Percebe-se que estes têm conhecimento de muitas plantas, pois comentavam o tipo de planta,e o que ela fornece. Fomos convidados para chegar a Secretaria de Educação ver as flores e folhagens, na oportunidade a Supervisora de Educação e a Secretária de Educação mostraram as flores, explicaram sobre cuidados e necessidades vitais destas.
Objetivos
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência;
Promover momentos lúdicos com brincadeiras, músicas, jogos e histórias infantis;
Proporcionar a observação, enfatizar os valores, a fantasia e a criatividade;
Modificar a interação com o meio natural e social;
Despertar a atenção das crianças para os tipos de plantas existentes na comunidade e suas utilidades.
Comunidade de Aprendizagem
Para o desenvolvimento deste projeto serão envolvidos estudantes e suas famílias, professora, diretora, funcionárias da escola, extencionista da ASCAR / EMATER.
Articulação com o currículo
Ciências da Natureza: habitat e tipos de plantas, necessidades vitais das plantas, partes da planta, plantas medicinais, germinação das plantas, tipos de plantas, tipos de flores, plantas que produzem alimentos (frutos, raízes, folhas), experiências com grãos, álbum das plantas medicinais.
Linguagens: relato de fatos, escrita espontânea, identificação, nomeação das partes da planta, literatura infantil, cantos com gestos, desenho, pintura, recorte, colagem e dramatização.
Matemática: quantificação, comparação, classificação e contagem.
Ensino Religioso: ervas que trazem boas energias, preservação e valorização do Meio Ambiente.