Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Erosão -De onde veio esse buraco? "Disse aos meus pais que não podemos colocar fogo no solo, retirar a vegetação nativa e devemos plantar corretamente. E no buraco formado pela erosão, plantar bambu pois, sua raiz entrelaçada ajuda para não aumentar a erosão ."
Vitor Hugo Florencio Atanazio | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no sítio do Sr. Claudinei Zansávio no município de Ribeirão Claro, onde os alunos puderam ver a erosão em vários pontos da propriedade

Objetivos

Conscientizar pais, alunos e comunidade escolar sobre a importância do solo em nossas vidas, bem como sua conservação.

Comunidade de Aprendizagem

A gerente de atendimento de pessoa física da Caixa Econômica Federal de Ribeirão Claro, Ivone Alves Pinto Tonholi foi, juntamente com os alunos e professoras até o sítio de um cliente da agência, mostrou o que a erosão fez no sítio e falou sobre a importância do solo. Foram feitos cartazes e espalhados em pontos estratégicos na escola. Os alunos fizeram uma paródia e cantaram durante os recreios.

Articulação com o currículo

Na disciplina de Ciências foi trabalhado o solo. Em Português, produção textual. Geografia, espaço territorial e vegetação nativa.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Correia Defreitas

Diretor
Daniela Rodrigues Martelini Rahuam

Turma
4º ano B

Número de alunos
24

Estado
Paraná

Município
Ribeirão Claro

Cooperativa
SICREDI NORTE SUL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RIBEIRAO CLARO

Assessoria Pedagógica
Patrícia Baggio Franke Néia
Os alunos me contaram, em sala de aula, o que aprenderam durante o projeto. Relataram que onde observam que tem erosão falam para as pessoas sobre a importância do solo e para plantarem o bambu que irá ajudar
Luciana de Fátima da Silva | Professor(a)