APICULTURA
“ Através do desenrolar das atividades do projeto, tomamos conhecimento de coisas simples que até então a gente não tinha clareza e com isso, levando a gente a se tornar pesquisadores a fim de encontrar respostas para nossas dúvidas e curiosidades.
aluno | aluno(a)
“ Até a algum tempo atrás a gente não levava em conta o fato de a gente poder agregar valor às nossas atividades agrárias, e como na nossa comunidade o predomínio é de pequenos produtores familiares, então gostei da iniciativa dos alunos e professores que com suas pesquisas enriqueceram nosso conhecimento.
pai | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu por curiosidade quando tratávamos de um conteúdo de ciências sobre a polinização, vindo então a curiosidade sobre as espécies e sua importância para a natureza e consequentemente os benefícios para o ser humano. Aconteceu na propriedade do Produtor Rural Sr. Humberto Delise que cultiva café.
Objetivos
Inteirar-se da importância das abelhas para a natureza;
Desenvolver atividades que resultem na melhoria da fonte de renda da agricultura familiar;
Conhecer melhor o entrosamento homem/natureza;
Desenvolver estudos que venham de encontro das reais necessidades do homem do campo.
Comunidade de Aprendizagem
Alguns pais participaram no desenvolvimento de atividades especialmente em se tratando da criação e manutenção do apiário. Houve também participação do professor Biólogo em algumas etapas do projeto.
Articulação com o currículo
Linguagem
Elaboração de textos, leituras e registros das atividades;
História
Histórico sobre as abelhas;
Ciências
Meio ambiente, flora e fauna, relação do homem com a natureza;
Matemática
Peso, medidas e valores;
Geografia
Floresta, relevo, hidrografia e clima.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos participaram da escolha do tema apontando as principais observações e dúvidas à respeito do tema mencionado. Após debates, votaram pelo tema: Apicultura. Em seguida houve o planejamento das atividades, visitas aos colaboradores e entrevistas com a comunidade escolar.