Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ANIMAL DOENTE, PERIGO PRESENTE Tudo que eu aprendi no projeto foi muito bom! Agora sei muitas coisas que eu não sabia, porque pesquisei e estudei muito. Sabe, o cachorro pode deixar a gente doente. Então, temos que cuidar dele! Lugar de cachorro não é escola.
Grazielly Ferreira Dias | aluno(a)
O projeto faz com que as mães fiquem mais perto da escola, foi bom os encontros, a participação, a contribuição e o mais importante alertar para uma coisa que para a gente era normal, mas que pode fazer tanto mal. Agora todos têm que cuidar para não voltar o que era antes.
Zenilda Lazzaroto | responsável
Expedição Investigativa

Numa roda de conversa, com os alunos decidiu-se realizar a expedição pelo extenso pátio da escola, com o propósito de descobrir o que poderia nos colocar em risco. No percurso, observou-se a quantidade de cachorros doentes que pertenciam aos alunos e estavam presentes no ambiente. Esse fato deu origem ao nosso estudo.

Objetivos

Erradicar a presença de animais na escola, de modo que as crianças e suas famílias percebam, que o colégio não pode ser um ambiente que possa acolher seus cachorros.

Comunidade de Aprendizagem

Para responder à pergunta o que pode nos colocar em risco, com a presença de tantos animais doentes na escola? Resolveu-se convidar um veterinário para explicar os perigos das doenças destes animais e os danos que elas podem causar à saúde humana. Assim, foi convidado esse profissional para colaborar com esta fase do projeto, o qual acrescentou novos saberes ao aprendizado de todos os envolvidos.

Articulação com o currículo

CIÊNCIAS DA NATUREZA
Conhecer as condições para o desenvolvimento e preservação da saúde;
Observar, representar e comparar as condições de higiene dos diferentes espaços habitados;
Estabelecer relação entre a falta de asseio corporal, a higiene ambiental e a ocorrência de doenças no homem causada por animais;
Animais domésticos;
Tipos de doenças caninas.
LINGUAGEM
Prática de leitura
Leitura de textos variados utilizando as estratégias de leitura para o conhecimento de códigos linguísticos;
Conhecimento das letras do alfabeto, sílabas e palavras;
Prática escrita e produção de texto
Escrita de palavras, frases e pequenos textos;
Produção de lista temática observando a estrutura deste gênero textual.
MATEMÁTICA
Estruturas Lógicas
Correspondência;
Comparação;
Seriação;
Ordenação;
Números e operações
Funções do número;
Indicador de quantidade de elementos de uma coleção discreta;
Indicador de posição: número ordinal.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A professora, os alunos, e a coordenadora se reuniram para definir o tema do projeto e buscar as soluções capazes de equalizar o problema levantado pelas crianças. Então, resolveram pesquisar na internet sobre as doenças que podem afetar os cachorros e dessas contaminar as pessoas. Estabeleceram um cronograma de trabalho/ações, para o desenvolvimento e conclusão do projeto, e decidiram convidar os pais de todos os alunos da escola para conhecerem o resultado do estudo realizado.

Ficha Técnica
Escola
E. M. Pe. José de Anchieta – Salas Redimensionadas/EE 09 de Maio

Turma
1ª Fase do 1º Ciclo “I”

Número de alunos
26

Educadores
Elani dos Anjos Lobato

Estado
Mato Grosso

Município
Juína

Cooperativa
SICREDI UNIVALES MT/RO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JUINA

O projeto de caráter social, apropriou-se de meios que foram baliza para responder de forma científica, à problemática que nos estava afetando. Para tanto, realizamos atividades dos mais variados tipos, que consistiram no exercício efetivo da base curricular, concretizando aprendizados significativos, nas áreas do conhecimento, as quais foram submetidos os saberes dos estudantes.
Santana Avelino de Almeida | Professor(a)