ANIMAL DOENTE, PERIGO PRESENTE
“ Tudo que eu aprendi no projeto foi muito bom! Agora sei muitas coisas que eu não sabia, porque pesquisei e estudei muito. Sabe, o cachorro pode deixar a gente doente. Então, temos que cuidar dele! Lugar de cachorro não é escola.
Grazielly Ferreira Dias | aluno(a)
“ O projeto faz com que as mães fiquem mais perto da escola, foi bom os encontros, a participação, a contribuição e o mais importante alertar para uma coisa que para a gente era normal, mas que pode fazer tanto mal. Agora todos têm que cuidar para não voltar o que era antes.
Zenilda Lazzaroto | responsável
Expedição Investigativa
Numa roda de conversa, com os alunos decidiu-se realizar a expedição pelo extenso pátio da escola, com o propósito de descobrir o que poderia nos colocar em risco. No percurso, observou-se a quantidade de cachorros doentes que pertenciam aos alunos e estavam presentes no ambiente. Esse fato deu origem ao nosso estudo.
Objetivos
Erradicar a presença de animais na escola, de modo que as crianças e suas famílias percebam, que o colégio não pode ser um ambiente que possa acolher seus cachorros.
Comunidade de Aprendizagem
Para responder à pergunta o que pode nos colocar em risco, com a presença de tantos animais doentes na escola? Resolveu-se convidar um veterinário para explicar os perigos das doenças destes animais e os danos que elas podem causar à saúde humana. Assim, foi convidado esse profissional para colaborar com esta fase do projeto, o qual acrescentou novos saberes ao aprendizado de todos os envolvidos.
Articulação com o currículo
CIÊNCIAS DA NATUREZA
Conhecer as condições para o desenvolvimento e preservação da saúde;
Observar, representar e comparar as condições de higiene dos diferentes espaços habitados;
Estabelecer relação entre a falta de asseio corporal, a higiene ambiental e a ocorrência de doenças no homem causada por animais;
Animais domésticos;
Tipos de doenças caninas.
LINGUAGEM
Prática de leitura
Leitura de textos variados utilizando as estratégias de leitura para o conhecimento de códigos linguísticos;
Conhecimento das letras do alfabeto, sílabas e palavras;
Prática escrita e produção de texto
Escrita de palavras, frases e pequenos textos;
Produção de lista temática observando a estrutura deste gênero textual.
MATEMÁTICA
Estruturas Lógicas
Correspondência;
Comparação;
Seriação;
Ordenação;
Números e operações
Funções do número;
Indicador de quantidade de elementos de uma coleção discreta;
Indicador de posição: número ordinal.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A professora, os alunos, e a coordenadora se reuniram para definir o tema do projeto e buscar as soluções capazes de equalizar o problema levantado pelas crianças. Então, resolveram pesquisar na internet sobre as doenças que podem afetar os cachorros e dessas contaminar as pessoas. Estabeleceram um cronograma de trabalho/ações, para o desenvolvimento e conclusão do projeto, e decidiram convidar os pais de todos os alunos da escola para conhecerem o resultado do estudo realizado.