Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O Big Brother da Agricultura
Expedição Investigativa

Foi muito interessante e divertido levar pela primeira vez meus alunos numa multinacional, onde o gerente Sr, Adailton, que muito divertido, logo foi perguntando aos alunos quem gostaria de ser fazendeiro. Fomos andando pela empresa, conhecendo algumas máquinas enormes, com potentes e conhecendo as funções de cada uma, até que chegamos na sala de auditório, onde tivemos uma palestra extraordinária sobre a história e evolução das máquinas.

Objetivos

Identificar através da expedição investigativa, pesquisa de campo e com projeto, a evolução tecnológica dos implementos agrícolas soja e milho, juntamente com os maquinários e a sustentabilidade, existentes nos campos da nossa agricultura.

Comunidade de Aprendizagem

Várias foram as participações de membros da comunidade. Dentre eles: agrônomos, empresários e colaboradores especializados em maquinários da empresa multifuncional John Deere, administrador do Grupo Mutum Agropecuária e Técnicos Agrícolas.

Articulação com o currículo

Disciplina de ciências – Estudo sobre a Transgenicidade do milho e da soja.
Disciplina de Artes – Produção de painéis e cartazes sobre produtos do campo. Disciplina de História – Estudos sobre a Evolução da Agricultura.
- Leitura compartilhada com discussões, debates, exercitando a oralidade coerente sobre os assuntos estudados;
- Pesquisa de casa com a participação dos pais sobre os transgênicos;
- Interpretação e produção de textos, relatórios, gráficos e tabelas com argumentos próprios;
- Expedição Investigativa na Fazenda Mutum;
- Pesquisa de Campo na Empresa Multinacional John Deere;
- Palestra

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Todas as decisões necessárias para a organização das ações e atividades durante o desenvolvimento de nossas aulas foram dialogadas e votadas pelo interesse da grande maioria dos estudantes. Mantendo a harmonização e reciprocidade de descobertas sobre a temática.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Rui Barbosa

Diretor
Micheli Tranquillo

Turma
1ª Fase 3º Ciclo A

Número de alunos
32

Educadores
Darlene de Almeida Oliveira Albuquerque e Lucido Caglione da Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Lauriessa Cristina Manteufel Vargas e Karen Regina Copini

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Por meio do diálogo sobre a economia do nosso país aguçou a curiosidade dos meus alunos, levando-nos ao desenvolvimento dos saberes por meio de pesquisas e interação. Adoramos esta forma de aprendizado das atitudes e dos valores, e que, com certeza nossos alunos irão levar para sempre, e assim estarei fazendo parte da história estudantil de cada um.
Casturina Martins França Sessi | Professor(a)

Repercussão na mídia

Trabalhar com a metodologia do programa A União Faz a Vida é centrar o fazer pedagógico no educando, ou seja, é concebê-lo como protagonista na construção de seu conhecimento. Acredito que o trabalho com projeto convoca um conjunto de conhecimentos, recorrendo às várias áreas do saber, o que foi o meu maior desafio. Fiquei encantada com a metodologia aplicada com a realidade concreta abrindo um leque de conhecimentos, desenvolvendo várias competências.