O Big Brother da Agricultura
Expedição Investigativa
Foi muito interessante e divertido levar pela primeira vez meus alunos numa multinacional, onde o gerente Sr, Adailton, que muito divertido, logo foi perguntando aos alunos quem gostaria de ser fazendeiro. Fomos andando pela empresa, conhecendo algumas máquinas enormes, com potentes e conhecendo as funções de cada uma, até que chegamos na sala de auditório, onde tivemos uma palestra extraordinária sobre a história e evolução das máquinas.
Objetivos
Identificar através da expedição investigativa, pesquisa de campo e com projeto, a evolução tecnológica dos implementos agrícolas soja e milho, juntamente com os maquinários e a sustentabilidade, existentes nos campos da nossa agricultura.
Comunidade de Aprendizagem
Várias foram as participações de membros da comunidade. Dentre eles: agrônomos, empresários e colaboradores especializados em maquinários da empresa multifuncional John Deere, administrador do Grupo Mutum Agropecuária e Técnicos Agrícolas.
Articulação com o currículo
Disciplina de ciências – Estudo sobre a Transgenicidade do milho e da soja.
Disciplina de Artes – Produção de painéis e cartazes sobre produtos do campo. Disciplina de História – Estudos sobre a Evolução da Agricultura.
- Leitura compartilhada com discussões, debates, exercitando a oralidade coerente sobre os assuntos estudados;
- Pesquisa de casa com a participação dos pais sobre os transgênicos;
- Interpretação e produção de textos, relatórios, gráficos e tabelas com argumentos próprios;
- Expedição Investigativa na Fazenda Mutum;
- Pesquisa de Campo na Empresa Multinacional John Deere;
- Palestra
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Todas as decisões necessárias para a organização das ações e atividades durante o desenvolvimento de nossas aulas foram dialogadas e votadas pelo interesse da grande maioria dos estudantes. Mantendo a harmonização e reciprocidade de descobertas sobre a temática.