LIXO: Que mundo temos? Que mundo queremos?
“ Eu acho que o lixo deve sempre estar na lixeira e se todos nós cooperarmos, o nosso mundo poderá ficar melhor, sem esse ar poluído e sem tantas doenças, que são transmitidas por tanta sujeira nas ruas e casas, e se todos cooperarmos o mundo ficará muito melhor.
KÉTLYN KAUANE OELKE | aluno(a)
Expedição Investigativa
Passeio pela escola, observando se o pátio e seus arredores estão limpos, verificando como estão os recipientes de lixo; vazios, limpos? Antes e depois do recreio.
Objetivos
Proporcionar através de diversas atividades educativas, a consciência participativa com a mudança da realidade social, promovendo uma responsabilidade coletiva, quanto à melhoria do meio ambiente para uma qualidade de vida saudável para todos.
Comunidade de Aprendizagem
Serão envolvidos neste projeto, família, palestrantes, secretaria de saúde, colaboradores, comunidade em geral...
Articulação com o currículo
Vídeo: O menino urubu
Reflexão e realidade do lixo no meio ambiente
Histórias: Se o lixo falasse... Coleções Meio Ambiente
Diálogo com pessoas que trabalham com a coleta de lixo do município
Leitura
Confecção de panfletos e cartazes
Entrevista com moradores do município
Tabelas e gráficos: dados estatísticos - análise
Histórias matemáticas
Sistema de numeração decimal
Visita a locais: produção, coleta, separação e reciclagem de lixo;
Higiene
Saúde e doenças
Tipos de lixo
Decomposição
Lixo como fonte de renda
Visita a estação de separação do lixo
Visita a uma indústria de reciclagem
Locais e formas apropriadas e inapropriadas para utilização de depósitos de lixo
Contaminação de rios e lagos
Degradação do meio ambiente
Aspectos econômicos relacionados ao lixo
Brinquedos e materiais didáticos que utilizem a reciclagem
Cantigas; poesia; dobradura; cartazes; panfletos
Dramatização
Brincadeiras utilizando materiais recicláveis
Paródia
Ritmo