Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO COM ALEGRIA: ONTEM E HOJE “Foi muito bom jogar boliche, amarelinha, bilboquê com meu pai e minha mãe. Legal ir passear e brincar na casa da vó do Lucas.”
Lauren G. Jaguszeski | aluno(a)
“O projeto que a turma da minha filha tem trabalhado é sobre o brincar. Ela me contou as brincadeiras e os brinquedos de antigamente (como disse ela): rodas cantadas, passa que passará, boneca de palha, bola de meia ... em que vivenciaram em passeio que fizeram na casa de uma professora aposentada e na vó do Lucas (coleguinha de aula). A confecção do bilboquê em sala de aula foi muito legal e divertido, pois em casa, brincamos juntos. Muito relevante o trabalho.”
Lorenice Glovacki | responsável
Expedição Investigativa

Passeio curioso na casa de uma pessoa vizinha da escola e na casa dos avós de um aluno para conversar e brincar.

Objetivos

1 – Conhecer e resgatar brinquedos e brincadeiras.
2 – Construir brinquedos.
3 – Desenvolver a imaginação através do brincar.
4 – Vivenciar através do brincar valores como: cooperação, respeito, auto estima...
5 – Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa.
6 – Participar de brincadeiras e brinquedos com pais, avós e pessoas da comunidade.
7 – Aumentar o repertório de brincadeiras infantis.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto será desenvolvido com a participação de vizinhos e avós dos alunos.

Articulação com o currículo

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- conversa informativa.
- entrevistas.
- letras de músicas.
- contação de histórias.
- diferentes gêneros textuais.
- alfabeto.
- produção textual: palavras, frases.

MATEMÁTICA
- número e quantidade.
- contagem.
-grandezas.
- formas geométricas.
- raciocínio lógico.


CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA
- reciclagem.
- meio ambiente.
- brinquedos e brincadeiras.
- noções de espaço e de tempo.
- lateralidade.
- coordenação.
- equilíbrio.

ARTES
- desenho, pintura, recorte e colagem.
- dramatização de cantigas e brincadeiras de roda.
- confecção de brinquedos e jogos.
- apresentação de músicas.
- ritmo e som.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 11 DE ABRIL

Turma
EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Número de alunos
32

Educadores
LUCIANE GLOWACKI; ROSMARI DREIER BORGES e LUCIANA BRANCHI

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erebango

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE EREBANGO

Assessoria Pedagógica
ME. GISELE MARIA TONIN DA COSTA
“Estamos gostando muito de trabalhar com esse projeto, pois além de ser uma aprendizagem significativa, estou lembrando coisas de minha infância.”
“A proposta de trabalho do PUFV vem auxiliar o trabalho com os conteúdos e planejamento das aulas. Está contribuindo para tornar o processo de alfabetização significativo, envolvente e prazeroso. Também vem oportunizando o brincar com as crianças, atividade muito importante para o seu desenvolvimento.”