BRINCANDO COM ALEGRIA: ONTEM E HOJE
“ “Foi muito bom jogar boliche, amarelinha, bilboquê com meu pai e minha mãe. Legal ir passear e brincar na casa da vó do Lucas.”
Lauren G. Jaguszeski | aluno(a)
“ “O projeto que a turma da minha filha tem trabalhado é sobre o brincar. Ela me contou as brincadeiras e os brinquedos de antigamente (como disse ela): rodas cantadas, passa que passará, boneca de palha, bola de meia ... em que vivenciaram em passeio que fizeram na casa de uma professora aposentada e na vó do Lucas (coleguinha de aula). A confecção do bilboquê em sala de aula foi muito legal e divertido, pois em casa, brincamos juntos. Muito relevante o trabalho.”
Lorenice Glovacki | responsável
Expedição Investigativa
Passeio curioso na casa de uma pessoa vizinha da escola e na casa dos avós de um aluno para conversar e brincar.
Objetivos
1 – Conhecer e resgatar brinquedos e brincadeiras.
2 – Construir brinquedos.
3 – Desenvolver a imaginação através do brincar.
4 – Vivenciar através do brincar valores como: cooperação, respeito, auto estima...
5 – Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa.
6 – Participar de brincadeiras e brinquedos com pais, avós e pessoas da comunidade.
7 – Aumentar o repertório de brincadeiras infantis.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto será desenvolvido com a participação de vizinhos e avós dos alunos.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- conversa informativa.
- entrevistas.
- letras de músicas.
- contação de histórias.
- diferentes gêneros textuais.
- alfabeto.
- produção textual: palavras, frases.
MATEMÁTICA
- número e quantidade.
- contagem.
-grandezas.
- formas geométricas.
- raciocínio lógico.
CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA
- reciclagem.
- meio ambiente.
- brinquedos e brincadeiras.
- noções de espaço e de tempo.
- lateralidade.
- coordenação.
- equilíbrio.
ARTES
- desenho, pintura, recorte e colagem.
- dramatização de cantigas e brincadeiras de roda.
- confecção de brinquedos e jogos.
- apresentação de músicas.
- ritmo e som.