OS SERES VIVOS
“ “Eu comentei com o meu avô sobre o projeto que estamos trabalhando, sobre os seres vivos, contei da expedição investigativa e o que o professor falou na sala de aula.”
Murilo Klinkoski | aluno(a)
“ “Eu conheci muitos animais que agora não existem mais em nosso Município como gralha, lobo-guará, graxaim e leão baio.”
AVÔ: Dirceu Domingos da Silva | responsável
Expedição Investigativa
Passeio no Parque Municipal Vô Jorge.
Objetivos
- Identificar e classificar as espécies ameaçadas em extinção.
- Conscientizar o aluno sobre a importância dos seres vivos e sua relação com o meio.
- Dimensionar a importância da preservação dos biomas, para questão ambiental e saúde pública.
Comunidade de Aprendizagem
No desenvolvimento e execução do projeto estão envolvidos os alunos e professores do 7º ano, os pais, direção da escola, colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação) e comunidade (agrônomo, Vô Jorge, veterinário, agente de saúde).
Articulação com o currículo
MATEMÁTICA
inteiros positivos e negativos
lucro/prejuízo
CIÊNCIAS
seres vivos
GEOGRAFIA
biomas
animais
ARTES
cor pigmento, tintas naturais, arte rupestre
paródia musical
personagens, diversidade humana
EDUCAÇÃO FÍSICA
Corpo Humano “Estrutura Óssea e Estrutura Muscular”
Sistema Locomotor: Ossos, Músculos e Articulações
diferentes áreas relacionadas ao movimento do ser humano, incluindo: funcionamento de músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos, cargas e sobrecargas de estruturas específicas e fatores que influenciam a performance
Atividade Física
movimentos e seus benefícios
PORTUGUÊS
leitura expressiva, entonação e dicção
interpretação e compreensão
gêneros textuais: notícia, entrevista, charge, resenha crítica, relato de experiências
polissemia, a ambiguidade e a subjetividade
argumentação e contra-argumentação com consistência e objetividade.
produção de textos: clareza, objetividade, coerência, coesão