Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A Família do Galo "Pude observar o desenvolvimento do aprendizado da minha filha, mesmo ela sendo do Berçário, ela relatava o que tinham feito durante a aula, aprendendo músicas, cuidado com os animais, com as plantas (milho) . Também, contou que comeu o ovo. Foi muito bom ter acompanhado este trabalho onde, em brincadeiras e da forma lúdica se aprendeu muito."
Sarone Sanderson Sant'Ana da Silva | responsável
Expedição Investigativa

Em um lindo dia de sol, a turma do Berçário fez uma visita aos arredores da escola, em um determinado instante, o canto do galo, que se encontrava nas redondezas, despertou o interesse de todo o grupo, procurando de onde vinha o canto. Decidimos então, focar nosso projeto no animal que despertou a curiosidade dos pequenos, o galo.

Objetivos

Estimular a criatividade, imaginação, fantasia, instigando a curiosidade própria da criança em buscar respostas para suas próprias dúvidas, sobre a família do galo.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto mobilizou toda a escola, as funcionárias ajudaram na preparação da horta, preparando a terra para o plantio do milho, ajudaram no cozimento dos ovos. A diretora ajudou e auxiliou sempre que necessário. Os pais também, se envolveram na condução do projeto.
A Agropecuária Mormacense fez a doação de um pintinho, para que as crianças pudessem cuidar, alimentar e observar.

Articulação com o currículo

Auto – estima:
Ouvir e contar histórias;
Fazer imitações;
Expressar se através de sons;
Expressar através de brincadeiras desenhos (livre e orientado), mímicas danças e modelagens.

Valores humanos:
Cooperação;
Defesa da vida;
Tamanho;
Quantidade;
Espaço.


Ficha Técnica
Escola
EMEI Sonho de Criança

Turma
Berçário

Número de alunos
13

Educadores
Anelize N. Lucas dos Santos, Jossélia Francieli E. Laurini e Alice Vettorazzi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mormaço

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SOLEDADE

"Achei muito interessante trabalhar com o desejo da criança. Embora a turma, sendo do berçário, foi muito gratificante. Os alunos um pouco mais velhos que os demais, ficaram muito empolgados e curiosos, despertando em mim um sentimento de gratificação pelo trabalho realizado, me instigando a pensar na melhor forma de despertar o interesse do aprendizado por parte das crianças, aguçando a sua curiosidades e contemplando de forma lúdica, as respostas para as suas dúvidas e anseios."