Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A transformação das borboletas "A gente tinha que desenhar as mariposas e as borboletas, daí as mariposa vive no escuro com luz e as borboletas vive de dia na luz. Daí elas pegam o néctar da flor e voam e o pózinho cai. Elas se alimentam de maçã podre e até de cocô (falou sussurrando). Também aprendi que elas constroem um casulo de terra e de folha, elas são lagartas e tem que dormir um pouquinho no casulo pra virar borboleta."
Daniely Derlam Freitag (5anos) | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição aconteceu no bosque próxima a escola. À medida que, íamos entrando e caminhando os alunos foram se espalhando, empolgados para tentar encontrar e ver os possíveis voadores que aparecessem por ali. No entanto, eles já estavam impressionados com as borboletas porque havia aparecido uma mariposa lá na escola e isso fez com que eles ficassem curiosos. Por isso, em um momento enxergaram uma que passou, mas já serviu para fazerem uma festa e chamarem todos para vê-la.

Objetivos

Ampliar o conhecimento sobre insetos e sua importância na natureza.

Comunidade de Aprendizagem

Os pais participaram à medida que, eram solicitados, pesquisando algo com o filho em casa, ou mandando material. Os profissionais da escola sempre que as crianças traziam alguma borboleta para a escola, tinham que dividir e contar para todos no âmbito escolar, ajudavam na cozinha fornecendo o alimento para a borboleta e todos interagiam com os alunos nas suas descobertas sobre os insetos.

Articulação com o currículo

Será possível trabalhar:

Matemática:
Raciocínio lógico-matemático;
Quantidades;
Tamanhos;
Formas;
Escrita de números e reconhecimento;
Sequência dos números;
Conjuntos;
Somar e diminuir (oralmente).

Português:
Oralidade;
Fatos com início, meio e fim;
Fonética;
Letra inicial e final;
Escrita e reconhecimento de letras do alfabeto;
Sequência de fatos.

Ciências:
Classificação dos animais (insetos);
Cores;
Alimentação;
Habitat;
Características;
Corpo;
Igual e diferente;
Percepções.

Geografia:
Lugares, onde existem borboletas.

Psicomotricidade:
Motricidade ampla;
Motricidade fina;
Lateralidade;
Equilíbrio;
Expressão corporal;
Noção de espaço;
Ritmo;
Atenção, concentração;
Música

Habilidades artísticas:
Recortar;
Montar as partes da borboleta e formá-la;
Unir cores;
Colorir.


Ficha Técnica
Escola
EMEI Sonho de Criança

Turma
Pré-Escola B

Número de alunos
11

Educadores
Denise Ruas de Morais Trindade

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mormaço

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SOLEDADE

"Esse projeto iniciou quando uma mariposa apareceu no refeitório da escola causando um alvoroço nas crianças e de imediato inúmeros questionamentos e colocações entre eles sobre as borboletas. Assim, as dúvidas e descobertas foram acontecendo e sendo sanadas durante algumas semanas até que o interesse das crianças terminou e o projeto então foi finalizado. Eles adoraram descobrir todas as fazes que elas passam até se tornarem lindas borboletas."