A transformação das borboletas
“ "A gente tinha que desenhar as mariposas e as borboletas, daí as mariposa vive no escuro com luz e as borboletas vive de dia na luz. Daí elas pegam o néctar da flor e voam e o pózinho cai. Elas se alimentam de maçã podre e até de cocô (falou sussurrando). Também aprendi que elas constroem um casulo de terra e de folha, elas são lagartas e tem que dormir um pouquinho no casulo pra virar borboleta."
Daniely Derlam Freitag (5anos) | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu no bosque próxima a escola. À medida que, íamos entrando e caminhando os alunos foram se espalhando, empolgados para tentar encontrar e ver os possíveis voadores que aparecessem por ali. No entanto, eles já estavam impressionados com as borboletas porque havia aparecido uma mariposa lá na escola e isso fez com que eles ficassem curiosos. Por isso, em um momento enxergaram uma que passou, mas já serviu para fazerem uma festa e chamarem todos para vê-la.
Objetivos
Ampliar o conhecimento sobre insetos e sua importância na natureza.
Comunidade de Aprendizagem
Os pais participaram à medida que, eram solicitados, pesquisando algo com o filho em casa, ou mandando material. Os profissionais da escola sempre que as crianças traziam alguma borboleta para a escola, tinham que dividir e contar para todos no âmbito escolar, ajudavam na cozinha fornecendo o alimento para a borboleta e todos interagiam com os alunos nas suas descobertas sobre os insetos.
Articulação com o currículo
Será possível trabalhar:
Matemática:
Raciocínio lógico-matemático;
Quantidades;
Tamanhos;
Formas;
Escrita de números e reconhecimento;
Sequência dos números;
Conjuntos;
Somar e diminuir (oralmente).
Português:
Oralidade;
Fatos com início, meio e fim;
Fonética;
Letra inicial e final;
Escrita e reconhecimento de letras do alfabeto;
Sequência de fatos.
Ciências:
Classificação dos animais (insetos);
Cores;
Alimentação;
Habitat;
Características;
Corpo;
Igual e diferente;
Percepções.
Geografia:
Lugares, onde existem borboletas.
Psicomotricidade:
Motricidade ampla;
Motricidade fina;
Lateralidade;
Equilíbrio;
Expressão corporal;
Noção de espaço;
Ritmo;
Atenção, concentração;
Música
Habilidades artísticas:
Recortar;
Montar as partes da borboleta e formá-la;
Unir cores;
Colorir.