Classificação: Direitos e Deveres
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Semeando sonhos, cultivando Deveres e Direitos Na nossa escola, de um tempo para cá, aconteceram várias mudanças para o nosso bem. Aproveitamos os espaços vagos, o que contribuiu
para a recriação, como o parquinho, os jogos para brincar desenhados na calçada, atividades com material reciclável, construção de um jardim
suspenso, confecção de lixeiras para contribuir na limpeza.
Isabela Alves | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no prédio, no ambiente, no pátio da escola e ao redor da área escolar, atingindo o local das duas quadras. Foram levantados os dados em relação a como está o ambiente local, o que se pode fazer e a quem compete fazer. Faremos as melhorias na escola e depois ao seu redor.

Objetivos

Conscientizar de que, com pequenos atos e comportamentos, faremos a diferença para o nosso bem.

Comunidade de Aprendizagem

Monitoras do Programa Mais Educação confeccionaram lixeiras e cartazes. Foi realizada uma pesquisa com os pais para sugestões de melhorias para recriação. Palestra de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente. Secretaria do Setor de Obras.

Articulação com o currículo

Ciências: tempo de decomposição do lixo na natureza, formas de reciclagem. Língua Portuguesa: leituras e estudos de textos, produção textual em cartazes e narrativas
Matemática: cálculos
Artes: confecção de lixeiras e reaproveitamento de materiais recicláveis para o jardim
Geografia: degradação do ambiente.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal do Campo de Barra Bonita

Turma
4º e 5º anos

Número de alunos
25

Educadores
Joana Preslak e Ivanilda Schirlo Petel

Estado
Paraná

Município
Prudentópolis

Cooperativa
SICREDI CENTRO SUL PR/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PRUDENTOPOLIS

Apoiadores
monitores do Programa Mais Educação, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Setor de Obras

Todo projeto deve ter como objetivo mudar a realidade, e esse projeto atingiu essa meta, quando observamos a mudança de atitude e de pensamento dos alunos em relação ao lixo, à coleta seletiva, ao cuidado com o ambiente escolar, bem como ao natural, à ampliação de possibilidades de utilização do lixo reciclável e às melhorias do ambiente escolar