Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“O ENCANTO E O CONTO DE VINÍCIUS DE MORAES”
Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu dentro da escola, no entorno e na biblioteca municipal com a seguinte pergunta: como aprendemos neste local?

Objetivos

Oportunizar as crianças, o acesso ao universo de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia, música, encenações, recitações de poesias, dança entre outros; levando – os a construírem uma relação diferenciada com linguagem, ampliando seu vocabulário e, consequentemente, tornando-os leitores e produtores de textos competentes.

Comunidade de Aprendizagem

Porfessores de outras turmas.

Articulação com o currículo

Leitura: ler, interpretar, ouvir, sentir, dramatizar e contar
leitura para deleite pela professora, pelos alunos, expressar ideias e opiniões diante das poesias abordadas, expressão artísticas e corporal;
Estudo, compreensão, produção e reescrita da biografia de Vinícius de Moraes.
Leitura e interpretações orais escritas (individual e coletiva) dos poemas e poesias


Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO “JULIO PRAXEDE DUARTE”

Turma
Turma 3º Ano A e B

Número de alunos
23

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

É importante ressaltar que, qualquer que seja o ramo da atividade, o profissional sabe que o êxito dele depende, além dos conhecimentos próprios da área, de sua habilidade na leitura, que resultará em competências quanto ao manejo da língua. Enfim, todo saber é transmitido através desse instrumento primordial da comunicação humana na qual a leitura é uma das protagonistas.