Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“APRENDENDO COM VINÍCIUS DE MORAES”
Expedição Investigativa

Tomamos como ponto de partida a expedição investigativa, pensamos como levar as crianças a terem um novo olhar sobre situações do seu cotidiano assim definimos um percurso – partimos dos ambientes da escola, ruas do bairro e visita espaços públicos (biblioteca e praças).

Objetivos

Criar situações de leitura e escrita, através da diversidade literária, propondo condições de o leitor adquirir autonomia e habilidades para aprimorar e / ou melhorar a condição de sujeito alfabético em sujeito transformador.

Comunidade de Aprendizagem

Depoimentos de professores de outras turmas.

Articulação com o currículo

Leitura: ler, interpretar, ouvir, sentir, dramatizar e contar
leitura para deleite pela professora, pelos alunos, expressar ideias e opiniões diante das poesias abordadas, expressão artísticas e corporal;
Estudo, compreensão, produção e reescrita da biografia de Vinícius de Moraes.
Leitura e interpretações orais escritas (individual e coletiva) dos poemas e poesias
Declamação de poesias e poemas, pesquisa, História, biografia e localização mapas;
Conhecer a biografia de Vinícius de Moraes;


Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO “JULIO PRAXEDE DUARTE”

Turma
3º Ano

Número de alunos
25

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessário a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
Edinéia Carvalho Dias da Silva | Professor(a)