Classificação: Saúde
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Essa fumaça não
Expedição Investigativa

Elaboração de um questionário para descobrir quantas das 148 famílias da escola tinham fumantes em casa. O questionário foi entregue pelos alunos e recolhido no dia seguinte. Com o resultado da pesquisa, foi montado um gráfico e feita a exposição nos corredores da escola. O próximo passo foi pesquisar as formas de fumar. A pesquisa foi realizada na sala de informática.

Objetivos

Refletir sobre o perigo que o cigarro representa para a saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Para concretizar ainda mais a constatação dos malefícios do fumo, foi convidado um representante da UBS de Nova Petrópolis, responsável pelo grupo de fumantes anônimos, para falar sobre o perigo de fumar, o mal que faz à saúde. Também foi convidado um ex-fumante para falar sobre essa realidade. Foi visitara a Câmara de vereadores para conhecer a lei antifumo.

Articulação com o currículo

Durante o processo de pesquisa, foram convidados professores das áreas de ensino fundamental para participar do estudo e estes envolveram alunos da escola com propostas voltadas ao projeto. Cada professor trabalhou com os alunos dentro da sua disciplina: a de geografia localizou no mapa as regiões de plantio do fumo, a de português e artes montaram cartazes e acrósticos, a de ciências explicou sobre a questão da saúde, a de matemática montou gráficos utilizando os dados do questionário, etc.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Augusto Guilherme Gaedicke

Diretor
Davino Lunkes

Turma
Pré B

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Petrópolis

Cooperativa
SICREDI PIONEIRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CENTRO/NOVA PETRÓPOLIS

Acredito que conseguimos conscientizar muitas pessoas sobre o malefício do cigarro, o que essa indústria; envolve. Isto sim é um show, pois mesmo os alunos sendo pequenos de tamanho, tenho a certeza que realizei um grande trabalho com eles. Eles, com toda certeza, vão lembrar com carinho da professora Elaine e, certamente, no futuro, serão eles que darão um show de saúde e conscientização em relação ao próximo.
Elaine Beatris Wolf | Professor(a)