Classificação: CIDADANIA
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Em busca de um novo olhar Estamos aprendendo a ser mais amigos, a interagir com as diferenças. Estamos animados na realização das atividades.
Natália Silveira Bortolotto | aluno(a)
Expedição Investigativa

Após reflexão feita sobre as áreas que necessitam ser trabalhadas com maior ênfase, chegaram à conclusão de que o enfoque do projeto deveria fazer referência ao Seminário Integrado, com a colaboração de todas as áreas). Dessa forma, a Pergunta Exploratória do 3º ano foi: O que fazer para ajudar minha comunidade? Após a aplicação da referida pergunta e conforme tabulação de dados, os professores reuniram as respostas no seguinte tema: solidariedade.

Objetivos

Promover momentos de aprendizagens nas/das diferentes áreas do conhecimento por meio de vivências do cotidiano, oficinas de dança e música, gincana cultural, atividades de interação com instituições (em especial com a APAE) e produção artístico-desportiva que despertem e desenvolvam talentos, eleve a autoestima e a consciência dos alunos referente ao seu papel na sociedade. Estas ações promoverão a quebra de crenças (tabus) nos mais variados seguimentos sociais e culturais.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem é formada por alunos, professores, alunos da APAE, enfim toda comunidade escolar.

Articulação com o currículo

* Oficina de dança aos alunos da APAE e apresentação nos eventos.

* Apresentação do grupo de violão e canto da escola no município e para a comunidade escolar.

* Oficina de violão e canto aos alunos da APAE e apresentação em alguns eventos.

* Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e estabelecidas como os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais, físicas ou sociais.

* Pesquisar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando, apreciando a arte de modo sensível.

* Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situação lúdica e esportiva repudiando qualquer espécie de violência.

* Construções culturais, via mostras, de base social e de expressão individual, capaz de estimular a convivência a produção de sentidos e a formação de saberes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

De forma democrática, os alunos, através das informações colhidas na Expedição, orientada pelos professores, chegaram à conclusão de que precisam integrar os conhecimentos que foram adquiridos ao longo do Ensino Fundamental e estão sendo ampliados no Ensino Médio por meio da integração das disciplinas conduzidas pelo Componente Curricular Seminário Integrado. Nesse contexto, os alunos escolheram trabalhar com um tema que possibilite tal interdisciplinaridade: ser solidário.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio João Isidoro Lorentz

Diretor
Édson Silva Lorentz

Turma
3 ano

Número de alunos
75

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Formigueiro

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FORMIGUEIRO

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O Projeto Um Olhar diferente foi colocado em prática teve como objetivo proporcionar aos alunos interagir de forma respeitosa com as diferenças, entender que limitações não são necessariamente excludentes e mostrar para a comunidade que a convivência com as PPNE's é rica e capaz de proporcionar um crescimentos pessoal e emocional a todas as pessoas.
Elisangela dos Santos Costa | Professor(a)