Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincadeira de Criança: Como é bom...Como é bom...
Pergunta Exploratória

o que encontramos neste lugar?

Expedição Investigativa

Durante a expedição investigativa constatou-se muito interesse por parte dos alunos que ficavam concentrados nos relatos das pessoas e riam com as histórias contadas pelas pessoas relacionadas as brincadeiras do passado, muitos entrevistados também riam ao relembrar da infância e das brincadeiras da sua época. Em fim foi bem legal nossa expedição, foi possível perceber, ouvir e colher muitas informações em relação aos brinquedos e brincadeiras do passado.

Objetivos

Ampliar o repertório de brincadeiras conhecidas pelas crianças, possibilitando a vivência de novas brincadeiras, brinquedos e jogos tão essenciais para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social das crianças, de modo que possam desenvolver suas potencialidades, habilidades e capacidades nessa faixa etária da escolarização.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar. Passeio, visitação e entrevista com os moradores em torno da escola e ainda questionário com os pais dos alunos.

Articulação com o currículo

O projeto ocorreu sempre de forma interdisciplinar, ou seja contemplou as diversas áreas do saber, bem como os temas transversais, com ênfase para a disciplina de educação física, priorizando a prática educativa.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Cada aluno realizou uma produção textual individual sobre a expedição investigativa. Feito isso cada criança leu a sua produção escrita e a partir disso fomos listando tudo que era de interesse dos mesmos, o que mais haviam lhe s chamado a atenção, sobre o que eles tinham interesse e curiosidade em aprender, em saber mais. Tudo o que eles falavam o professor ia escrevendo no quadro. Dentre a listagem de palavras a que mais chamou a atenção foi brincadeiras.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Roque

Diretor
Rezeni Pedroso

Turma
Quarto ano (4º ano)

Número de alunos
10

Educadores
Dirlei Bassani

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Fontoura Xavier

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FONTOURA XAVIER

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
Com as brincadeiras as crianças aprenderam a compartilhar, respeitando a vontade dos outros, perceberam que ela não esta sozinha, mas que faz parte da vida das outras crianças, aprenderam a valorizar e cuidar dos seus brinquedos, perceberam que a brincadeira não serve apenas para passar o tempo, dar risadas e se divertir, mas que as brincadeiras aproximam as pessoas, trazem novas amizades e muitos aprendizados, onde as pessoas interagem e dividem tarefas de forma cooperativa.
Dirlei Bassani | Professor(a)

Repercussão na mídia

O ato de brincar configura-se também em um ato de aprender, a criança aprende com facilidade, porque brinca de maneira alegre espontânea e natural. Toda criança brinca e encena papeis advindos da família, através dos pais, dos amigos, dos coleguinhas da escola, do professor e em fim papeis existentes no cotidiano da criança e tais papeis retratam a vida como ela é, porém do jeito simples, engraçado, divertido e encantador que a criança agrega nele.