Brincadeira de Criança: Como é bom...Como é bom...
Pergunta Exploratória
o que encontramos neste lugar?
Expedição Investigativa
Durante a expedição investigativa constatou-se muito interesse por parte dos alunos que ficavam concentrados nos relatos das pessoas e riam com as histórias contadas pelas pessoas relacionadas as brincadeiras do passado, muitos entrevistados também riam ao relembrar da infância e das brincadeiras da sua época. Em fim foi bem legal nossa expedição, foi possível perceber, ouvir e colher muitas informações em relação aos brinquedos e brincadeiras do passado.
Objetivos
Ampliar o repertório de brincadeiras conhecidas pelas crianças, possibilitando a vivência de novas brincadeiras, brinquedos e jogos tão essenciais para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social das crianças, de modo que possam desenvolver suas potencialidades, habilidades e capacidades nessa faixa etária da escolarização.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar. Passeio, visitação e entrevista com os moradores em torno da escola e ainda questionário com os pais dos alunos.
Articulação com o currículo
O projeto ocorreu sempre de forma interdisciplinar, ou seja contemplou as diversas áreas do saber, bem como os temas transversais, com ênfase para a disciplina de educação física, priorizando a prática educativa.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Cada aluno realizou uma produção textual individual sobre a expedição investigativa. Feito isso cada criança leu a sua produção escrita e a partir disso fomos listando tudo que era de interesse dos mesmos, o que mais haviam lhe s chamado a atenção, sobre o que eles tinham interesse e curiosidade em aprender, em saber mais. Tudo o que eles falavam o professor ia escrevendo no quadro. Dentre a listagem de palavras a que mais chamou a atenção foi brincadeiras.